quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

JÁ SOU, OFICIALMENTE, “CIDADÃO DE ITUVERAVA”

Em sessão solene realizada na noite da última quarta-feira (29), recebi o título de “Cidadão de Ituverava”, conferido pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador Ariovaldo Vieira de Matos e aprovada por unanimidade. A solenidade – sob a presidência da vereadora Yara Maria Sandoval Terra – prestigiada por lideranças políticas locais e regionais - ocorreu no plenário daquele legislativo, localizado na rua doutor Getúlio Vargas, 42. O prefeito Walter Gama Terra Junior, ausente por motivo de viagem, foi representado pelo seu chefe de gabinete, Vanderlei Gimenez de Matos. Estive acompanhado pela minha esposa, Aurisinha (que também usou da palavra para dar um testemunho bastante aplaudido pelo publico presente), pelos meus filhos Mauricio e Marcelo, bem como da minha nora Renata.  Ao saudar-me, o vereador Ariovaldo fez um histórico da minha vida publica, ressaltando a minha parceria com a atual administração municipal, através do prefeito Walter Gama Terra Junior, em obras como o recapeamento asfáltico, aquisição de áreas para casas populares, compra de ambulância, verba para a ONG Bola Cheia, kit esportivo e verbas para a construção de centros comunitários nos bairros Berlindo de Paula Freitas e Benedito Trajano Borges”.
Usando da palavra, além de agradecer a gentileza do vereador Ariovaldo e de seus pares, destaquei minha alegria e honra em ser acolhido por Ituverava, manifestando meu propósito de tudo fazer para continuar merecendo a confiança de uma comunidade da qual, agora, oficialmente, passo a fazer parte como cidadão honorário.

Prestígio local e regional

Prestigiaram a solenidade, honrando-me com suas presenças, destaco, entre outras personalidades, o prefeito de Rifaina, Abrão Bisco, acompanhado do vice Alcides Diniz dos Santos (Cidinho); o ex-prefeito de Miguelópolis, Cristiano Barbosa de Moura, também representando o deputado federal Duarte Nogueira; Luiz Otávio Giovannetti, ex-prefeito de Pradópolis, Maurício Gasparini, vereador em Ribeirão Preto; de Buritizal, a presidente da Câmara, Palmira e os vereadores Rafael Calimã e Elaine, acompanhada da filha Maria Rita e do secretário de Planejamento, Osmar Ignácio, também representando o prefeito David; de Guará, os vereadores Ângela Paulino, Roberto Dias, Vinicius Filgueira e Cidão; de Ipuã, o vereador dr. Alessandro; de Jeriquara, o vereador Julio César Cintra   Borges e o Paulinho Pedreiro;  de Igarapava, o ex-vereador Marcelo Papito; de Pedregulho, o vereador Fabiano Aparecido da Silva; de Ituverava, Edna Maria Barbosa de Matos (presidente do Rotary Clube), Lazara Aparecida Macedo Gomes (presidente da Casa da Amizade), Ivan Deieno (presidente do SAAE), Diego Santana Leite (secretário de Finanças),  Fabiano Galdeano (secretário do Tesouro), Luiz Augusto Castro Souza (secretário de Esportes) , Paulo César da Luz Leão (presidente da FEI), bem como os  vereadores Roberto Inácio Barbosa Filho, Fabricio Foroni da Silva, Taís Elena de Paula e Luiz Antonio de Araujo. Revi ainda, naquela oportunidade, o jornalista José Mauricio Amendola, esbanjando vitalidade e que fez, no seu “Jornal Regional”, edição desta quinta-feira (30), uma generosa cobertura da solenidade.









quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CIDADANIA ITUVERAVENSE

Em sessão solene marcada para as 19h00 desta quarta-feira (29), recebo o título de “Cidadão Ituveravense”, conferido pela Câmara Municipal daquela cidade por iniciativa do vereador Ariovaldo Vieira Matos, a quem manifesto minha gratidão pela nobreza desse gesto. A solenidade ocorrerá no plenário daquele legislativo, localizado na rua doutor Getúlio Vargas, 42. Na justificativa ao projeto, apresentado em 25/09/2013, aprovado por unanimidade e promulgado pela presidente Yara Maria Sandoval Terra Sampaio em 16/10/2013, o vereador Ariovaldo faz um histórico de minha vida publica, destacando a parceria que tenho tido com a administração municipal daquela cidade,  ajudando o prefeito Walter Gama Terra Junior em obras como o recapeamento asfáltico, aquisição de áreas para casas populares, compra de ambulância, verba para a ONG Bola Cheia, kit esportivo e verbas para a construção de centros comunitários nos bairros Berlindo de Paula Freitas e Benedito Trajano Borges.É uma parceria que pretendo,por sinal, continuar e fortalecer ainda mais pela admiração e respeito que tenho para com a população de uma cidade da qual, a partir desta quarta-feira, terei a honra de ser cidadão, portanto mais um de seus filhos.

Vereador Ariovaldo e eu

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

MINHA HOMENAGEM AO APOSENTADO BRASILEIRO

O 24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado, foi escolhido para lembrar e comemorar a Lei Eloy Chaves, assinada nesse mesmo dia, em 1923, criando as Caixas de Aposentadorias e Pensões para empregados de empresas privadas das Estradas de Ferro. Representa, portanto, um marco da Previdência Social em nosso país...

Poderia ser festivo se o APOSENTADO tivesse tratamento compatível com sua importância na vida brasileira onde, lamentavelmente, é tratado como um cidadão de segunda categoria com seus rendimentos aviltados e diminuídos de ano para ano. Mesmo assim, como bom brasileiro, o aposentado é um FORTE porque não apenas enfrenta a diminuição de sua renda como, também, a carência de serviços públicos, notadamente na área da saúde, da qual tanto depende.


Saúdo o aposentado pela data, reiterando-lhe minha solidariedade ao seu sofrimento e o meu empenho, enquanto parlamentar, no sentido de restaurar a dignidade merecida por quem serviu e continua servindo ao nosso Brasil.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

36º Encontro de Folias de Reis de Santo Antonio da Alegria

     
João Rosa, Vereador Paulo Henrique, Prefeito Ricardo e Homero Freitas

      Fui representado, no último dia 12, no 36º Encontro de Folias de Reis de Santo Antônio da Alegria, pelo meu assessor parlamentar e ex-prefeito de Serra Azul, Homero Freitas que levou, ao prefeito Ricardo da Silva Sobrinho, meus cumprimentos por tão expressiva realização, tradicional evento alegriense reunindo, neste ano, 45 companhias procedentes de diversas cidades. No intervalo entre uma e outra apresentação, o prefeito Ricardo e o vereador Paulo Henrique Alves (do PSDB) manifestaram – para minha alegria - reconhecimento da comunidade por iniciativas parlamentares que tomei em benefício de Santo Antonio da Alegria. Homero, acompanhado pelo vereador Paulo Henrique, visitou o Asilo São Vicente de Paula, contemplado com emenda parlamentar de minha autoria, sendo recepcionado pela enfermeira Luzia e funcionários daquela instituição beneficente; também se avistou com o ex-prefeito Laurentino da Silva Sobrinho, trocando ideias sobre problemas e reivindicações daquele município.

Homero Freitas, Enfermeira Luzia, Vereador Paulo Henrique e João Rosa

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Feliz Dia do Leitor



     Hoje, é um dia muito especial para quem faz da leitura um instrumento de prazer, de lazer, de informação e de conhecimento: é o Dia do Leitor, criado em homenagem à fundação, em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha, do jornal “O Povo”, do Ceará.
     No Brasil, infelizmente, milhões de pessoas em idade possível de leitura (acima de 5 anos) permanecem analfabetos. Ninguém, porém, nasce leitor e o aprendizado da leitura é um processo de capacitação fomentado pelo contato com livros, revistas e jornais.
    Ler, por outro lado, nunca é uma atividade passiva: pela leitura, o leitor identifica e cria lugares, personagens e estórias. Pela leitura não apenas sabemos o que está acontecendo como, também, interpretamos os acontecimentos...
     Parabenizo, pela data, todos os que me leem transcrevendo, a propósito, o texto publicado na edição de “A Cidade” do dia 7 de janeiro de 2013 e dedicado ao LEITOR:

O jornal é de quem lê

Pela manhã o olhar alcança o mundo. Depois passeia pelas notícias da cidade. Confere quem levou a taça, quem perdeu o gol. Lê sobre arte, cinema e literatura em cada centímetro quadrado de papel. Absorve a informação, sabiamente. Tudo sobre conflitos, acordos. Sobre o mal e sobre a cura. Sobre corrupção, solidariedade, tragédias e comemorações. As últimas notícias. Nada pode ficar de fora. Cada liquidação, cada oportunidade, cada promoção. Tudo anunciado em suaves prestações. Depois de ler quase tudo, confere o dia.”


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

2014 chegou. E agora?




2014, finalmente, chegou. Como todo o novo, traz em si uma carga de esperanças que poderá ser concretizada ou não. Um ano novo melhor depende, apenas, de nós. Sou fã da poesia tão mineira do Carlos Drummond de Andrade, cuja receita de Ano Novo, formulada há não sei quantos anos, continua válida e merece, creio, ser seguida pois depende de ingredientes muito simples para se viabilizar:

“RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.”


É isto aí: dentro de nós cochila e espera, desde sempre, o Ano Novo melhor por todos nós imaginado. Cabe-nos, agora, enfrentar os desafios de cada novo dia do ano novo – que logo, como tudo mais, também envelhecerá - com o coração aberto, dando sempre o melhor de nós para superar todos os inevitáveis obstáculos ensejados pela própria vida.
O importante é a gente ter metas a cumprir e objetivos a alcançar; um dos meus objetivos como parlamentar, tantas vezes afirmado e reiterado, é a implantação da região metropolitana de Ribeirão Preto. Não é, entretanto, mesmo sendo um dos maiores, o único; também pretendo conseguir a desoneração dos impostos cobrados sobre os medicamentos, totalmente absurdos diante do fato do remédio não ser um luxo ou um capricho mas, sim, necessidade imperiosa ditada pela enfermidade de quem o toma. Vislumbro, ainda, a efetiva internacionalização do aeroporto Leite Lopes e a implantação, no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto (projetado quando eu ainda era prefeito da cidade) de complementos como uma segunda FATEC (Faculdade de Tecnologia) e uma unidade da FURP (Fundação do Remédio Popular).
De qualquer maneira, temos que iniciar o ano novo com alguns sonhos e batalhar, no seu transcorrer, para transformá-los em realidades...