terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Feliz Dia do Leitor



     Hoje, é um dia muito especial para quem faz da leitura um instrumento de prazer, de lazer, de informação e de conhecimento: é o Dia do Leitor, criado em homenagem à fundação, em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha, do jornal “O Povo”, do Ceará.
     No Brasil, infelizmente, milhões de pessoas em idade possível de leitura (acima de 5 anos) permanecem analfabetos. Ninguém, porém, nasce leitor e o aprendizado da leitura é um processo de capacitação fomentado pelo contato com livros, revistas e jornais.
    Ler, por outro lado, nunca é uma atividade passiva: pela leitura, o leitor identifica e cria lugares, personagens e estórias. Pela leitura não apenas sabemos o que está acontecendo como, também, interpretamos os acontecimentos...
     Parabenizo, pela data, todos os que me leem transcrevendo, a propósito, o texto publicado na edição de “A Cidade” do dia 7 de janeiro de 2013 e dedicado ao LEITOR:

O jornal é de quem lê

Pela manhã o olhar alcança o mundo. Depois passeia pelas notícias da cidade. Confere quem levou a taça, quem perdeu o gol. Lê sobre arte, cinema e literatura em cada centímetro quadrado de papel. Absorve a informação, sabiamente. Tudo sobre conflitos, acordos. Sobre o mal e sobre a cura. Sobre corrupção, solidariedade, tragédias e comemorações. As últimas notícias. Nada pode ficar de fora. Cada liquidação, cada oportunidade, cada promoção. Tudo anunciado em suaves prestações. Depois de ler quase tudo, confere o dia.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário