quinta-feira, 15 de março de 2012

Presença no 56º Congresso Paulista de Municípios

Participei, na noite da última terça-feira, 13, na cidade de São Vicente, da sessão solene de abertura da 56ª edição do Congresso Estadual de Municípios, neste ano tendo como tema “Municipalismo: Integração e Desenvolvimento”.

A cerimônia teve início com a palavra do presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcos Monti que destacou, de forma sucinta, os assuntos em pauta nos painéis a serem realizados durante a semana neste Congresso: Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Desenvolvimento Regional, Educação, entre outros. Também se manifestou na abertura o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, dando as boas-vindas aos congressistas e o presidente da Câmara Municipal, Pedro Gouvêa, reafirmou a alegria que a cidade sente, mais uma vez, em receber o Congresso. Representando a Frente Nacional dos Prefeitos, fez o uso da palavra o prefeito de Osasco e Coordenador da Frente, Emídio Pereira. Já o presidente da UVESP e 2º Secretário da APM, Sebastião Misiara, reforçou a importância que os municípios possuem perante os Governos Federal e Estadual. Também fez parte da mesa solene, usando da palavra, o assessor da Sub Chefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gilmar Dominici. O presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conselheiro Renato Martins Costa, destacou a presença da entidade em todas as edições do Congresso. Para destacar o papel do Turismo no Congresso, o secretário de Turismo do Estado, deputado Márcio França, disse que grande parte dos municípios paulistas é reconhecida como turísticos e que é “importante que as reivindicações sejam levadas adiante para desenvolver os municípios”. Coube ao deputado estadual Celso Giglio, ex-presidente da APM, fazer o encerramento do evento, inclusive representando o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz.


Meio ambiente
Na manhã do dia 14, das 10h00 às 11h00, coordenei um painel sobre “Meio Ambiente” com o tema “Gestão Ambiental”. Esse painel foi presidido pelo Antonio César Simão, 1º secretário da APM e foi enriquecido com palestras de técnicos como Eduardo Mattedi (do SISANAMA), do consultor Dirley Schmidlin e de Mauro Haddad Nieri, coordenador da Associação Município Verde Azul.


Minha participação nesse Congresso deu-me a oportunidade de rever amigos e companheiros que acompanho, há décadas, como ativo militante do movimento municipalista brasileiro.

56º Congresso Paulista de Municípios: ao lado de outros municipalistas, participei da mesa de honra na abertura do evento


Eu; Marcos Monti (presidente da APM - Associação Paulista de Municípios) e Sebastião Misiara (presidente da UVESP - União dos Vereadores do Estado de São Paulo)

Itamar Borges, Celso Giglio, Marcos Monti, Tércio Garcia Junior e eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário