quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz Dia Internacional da Mulher


Conforme informações retiradas do Wikipédia, O Dia Internacional da Mulher, celebrado em todo  8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária. Também num dia 8 de março (em  1857), operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve para a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo mais um caráter festivo. Mas, de qualquer forma, o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1857 e de 1917, na sua luta por melhores dias, continua presente nas mulheres que – paralelamente com os afazeres domésticos de mães, esposas ou filhas - cada vez ampliam mais o seu espaço na política, na sociedade e no próprio mercado de trabalho.


Saúdo pois, por este  Dia, todas as mulheres que, mais do que nunca, são parceiras do homem na construção de um mundo de paz, de progresso e de harmonia entre todos os seres!

Feliz Dia Internacional da Mulher!


Deputado Welson Gasparini

Nenhum comentário:

Postar um comentário