quarta-feira, 4 de maio de 2011

O USO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA PERENIZAÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS

Atendendo ofícios que me foram endereçados pelo presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Joaquim Augusto S. S. Azevedo Souza; pelo vereador Gilberto Abreu e demais vereadores de Ribeirão Preto e por Genésio Abadio de Paula e Silva (presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) apresentei,  na Assembléia Legislativa, indicação ao governador Geraldo Alckmin sugerindo a utilização de resíduos sólidos da construção civil na conservação e perenização das estradas rurais do município. Reforçando minha propositura,  ainda  enviei  ofícios ao próprio governador  e  a Petrônio Pereira Lima, presidente da CODASP, insistindo no sentido dessa prática ser adotada nas estradas rurais de Ribeirão Preto.

Na justificativa a essa indicação, eu lembrei que o município de Ribeirão Preto gera cerca de 1200 toneladas/dia de resíduos provenientes da construção civil, sendo uma boa parte reciclada e ficando ainda acumulados grandes volumes sem uma destinação adequada. Esse grande volume de resíduos sólidos da construção civil pode, perfeitamente,  ser utilizado na conservação e perenização das estradas rurais do município trazendo-lhe  indiscutíveis benefícios ambientais e econômicos.

Levando-se em consideração as restrições orçamentárias do município de Ribeirão Preto – o que acarreta na imediata e imprescindível cooperação dos diferentes níveis de governo – não tenho duvidas quanto à necessidade de autorização por parte do Estado para a utilização dos resíduos sólidos da construção civil na conservação e perenização das estradas rurais do município, certamente beneficiando  um contingente populacional significativo, garantindo-lhes não só  bem estar como, também,  acesso ao desenvolvimento das funções socioeconômicas do Município.

Tenho confiança na oportunidade e na viabilidade dessa minha indicação até mesmo pelo fato dela ser originada de lideranças realmente representativas da comunidade ribeirãopretana.

Um comentário:

  1. Acho extremamente louvável esta iniciativa e de grande valia para o meio ambiente, pois se quisermos ter um mundo melhor no futuro precisamos nos preocupar hoje com as atitudes que desempenhamos.
    Vai aqui tbm minha sugestão para que a cidade tenha Eco-pontos, mais usinas de reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil, onde a comunidade carente que não tem como contratar uma caçamba (que pratica preços abusivos) possa levar nesse local o entulho de uma reforma porr exemplo que esteja realizando em sua casa.

    Atenciosamente

    Aloisio Bernardes
    Presidente Oscip Bio Brasil

    ResponderExcluir