segunda-feira, 18 de abril de 2011

JÁ COMEÇAMOS A MOBILIZAÇÃO EM PROL DA REGIÃO METROPOLITANA DE RIBEIRÃO PRETO

Ao participar, no último dia 15, na Câmara Municipal, de reunião destinada a discutir a viabilidade da criação da Região Metropolitana que uniria, inicialmente, 10 cidades do  entorno de  Ribeirão Preto,  tive ensejo de enfatizar a importância da união dos municípios em torno de idéias desse nível, colocando-me à disposição dos prefeitos para defender essa idéia junto ao governador Geraldo Alckmin. Deixei claro, por outro  lado, que a implementação de regiões metropolitanas deve ser determinadas por escolhas técnicas muito bem estudadas e não em função de interesses meramente políticos. O secretário Edson Aparecido (do Desenvolvimento e Gestão Metropolitana) , mesmo alegando que esses municípios ainda  não estão inteiramente interligados, deixou a porta aberta para o prosseguimento das negociações. Para ele, a reunião representou um passo muito importante para o inicio da discussão e a programação de uma agenda com os prefeitos, deputados, sociedade civil e setores produtivos tendo como enfoque a organização urbana da região.
A próxima etapa desse processo, segundo o secretário, será a vinda de técnicos da Empresa Paulista de Planejamento Urbano (Emplasa) à região par darem inicio aos estudos de Aglomerado Urbano. Não é, exatamente, o que desejamos mas,  a exemplo do deputado Duarte Nogueira, entendemos a criação do Aglomerado Urbano como uma fase bastante adiantada do processo de implantação da Região Metropolitana com todos os benefícios financeiros que dela poderão advir na forma de recursos dos governos do Estado e da União.
De qualquer maneira, foi dado –  podemos dizer, usando um jargão futebolístico – o ponta pé inicial; o  jogo, enfim,está aí para ser jogado....

Eu, ao lado do deputado Rafael Silva, de sua esposa Clara e do vereador Nicanor Lopes (presidente da Câmara Municipal).


Vereador Nicanor Lopes, eu, o palestrante Edson Aparecido (secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano), deputado federal Duarte Nogueira e o deputado estadual Rafael Silva.

O presidente do diretório municipal do PSDB, Américo Sakamoto, faz a abertura oficial do evento.



Prof. Dr. Carlos Alberto Grespan Bonacin (FEA - USP) e os prefeitos José Francisco Matasso Ferdinando "Cabelim" (Cravinhos), Samir Redondo Souto (Guatapará), José Tadeu Chiaperini (Santa Rosa de Viterbo) e José Carlos Hori (Jaboticabal).




Vereadora Silvana Rezende e o dr. Roberto Lattaro, coordenador da comissão do jovem advogado da OAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário