sexta-feira, 6 de abril de 2018

"AME MAIS" DE RIBEIRÃO PRETO SERÁ CONSTRUÍDO AO LADO DA FATEC




Acompanhei, hoje pela manhã, com muita satisfação, a assinatura de transferência de um terreno, localizado na Vila Virgínia (ao lado da Fatec), para a construção do AME Mais (Ambulatório Médico de Especialidades). São mais de 20 especializadas médicas, centro cirúrgico, cirurgias laparoscopias, ressonância, tomografia, hospital... enfim, uma grande conquista, na área da saúde, para Ribeirão e região.
O custo da obra, estimado em R$ 10 milhões, será da Prefeitura. Os investimentos em equipamentos e custeio mensal depois de fica sob a responsabilidade do governo do Estado. Serão investidos aproximadamente R$ 20 milhões por ano no sistema de saúde da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
O terreno de 17 mil metros quadrados, localizado entre a avenida Monteiro Lobato e a rua Visconde de Inhomirim, pertence ao Governo do Estado de São Paulo e reúne as condições perfeitas para a construção do AME Mais. O projeto arquitetônico já está pronto e será nos moldes dos AMEs do Estado de São Paulo, mas em dimensões ampliadas, para atender as necessidades de Ribeirão Preto.
O projeto foi concebido para abrigar estrutura para atendimento em 26 especialidades médicas, desde a primeira consulta, diagnóstico, tratamento e cirurgias, se necessário.
A área construída será de 3,5 mil metros quadrados, com instalações hospitalares de primeiro mundo e equipamentos médicos de última geração.
O prédio terá 24 consultórios, 22 salas de exames, três centros cirúrgicos, 23 salas de apoio e será equipado com aparelhos médicos para a realização de mais de 30 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez.
O AME Mais reunirá estrutura para realizar 1,6 mil consultas médicas por semana, oito mil por mês e 96,6 mil por ano, além de três mil consultas não médicas (dentistas, atendimento em enfermagem, entre outros) por mês, 200 cirurgias ambulatoriais mensais e realizar 22 mil exames por mês.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, o Ambulatório Médico de Especialidades em Ribeirão Preto facilitará a realização de consultas com especialistas, pequenas cirurgias e exames diagnósticos, criando uma rede de referência com alta resolutividade. O AME Mais contará com modernos equipamentos e oferecerá consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias, tudo em um mesmo local, proporcionando maior rapidez aos diagnósticos e tratamento dos pacientes.

Especialidades médicas

As especialidades médicas oferecidas no AME Mais serão: alergia/imunologia, anestesiologia, cardiologia adulto, cardiologia infantil, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia adulto, endócrino GO, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neurologia infantil, obstetrícia – médio risco,  oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia.

Especialidades não médicas

O AME Mais também oferecerá especialidades não médicas, como enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Centros cirúrgicos

Três centros cirúrgicos atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia.

Salas de exames

A estrutura do AME Mais terá ainda 22 salas para exames, sendo quatro salas para ultrasson, duas para endoscopia/broncoscopia, colonoscopia, uretrocistoscopia, urodinâmica, Fobronasolaringoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa e holter, teste ergonômico, duas salas para exames oftalmológicos, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, exames de otorrinolaringologia, sala baritada para tomografia computadorizada, com sala de apoio e comando, cintilografia e espirometria.

Salas de apoio

Serão 22 salas de apoio para recuperação, observação, curativos, pequenos procedimentos, guarda de material estéril, sala de gesso, esterilização, medicação, medicamentos, de coleta, três salas técnicas, uma arsenal, central de materiais e cinco salas de espera.

Centro administrativo

No centro administrativo, serão 17 salas para abrigar diretoria, centro de recursos humanos, informática, finanças, compras, supervisão de atendimento, farmácia, SAC, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) e almoxarifado.
Além disso, haverá 25 banheiros, dois lavabos cirúrgicos, dois refeitórios, três copas, seis vestiários, guarda macas, fraldário, enfermagem, serviço social e psicológico, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional e amplo estacionamento para pacientes, familiares e funcionários.

Equipamentos

O AME Mais Regional será equipado com  dois eletrocardiógrafos, 10 holters/MAPA, um ecocardiógrafo, duas esteiras ergométricas, seis vídeos endoscópios, três vídeos broncoscópios, dois nasolaringoscópios, um eletroencefalógrafo, um eletroneuromiógrafo, seis espirômetors, quatro ultrassons, um tomógrafo computadorizado, um aparelho para ressonância magnética, uma gama câmera, um aparelho de raio X, dois desfibriladores portáteis, um equipamento para desintometria óssea, um faco (aparelho para operar catarata), um microscópio cirúrgico, cinco carrinhos de anestesia e um autoclave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário