sexta-feira, 12 de maio de 2017

RIBEIRÃO PRETO GANHA UNIDADE DA FIOCRUZ!


Está chegando ao fim – felizmente vitoriosa – uma luta na qual me empenho desde 2013: a instalação, em Ribeirão Preto, de uma unidade da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Para tanto o Estado de São Paulo, através do Fundo de Ciência e Tecnologia, fará um investimento inicial de R$ 18 milhões. Essa será a primeira unidade da Fiocruz no interior de São Paulo.
Outro fato digno de ser ressaltado é que essa unidade vai ser instalada junto ao Parque Tecnológico de Ribeirão Preto (em área pertencente à Universidade de São Paulo) e irá trazer novas tecnologias, entre elas a do diagnóstico simultâneo em casos de suspeitas de dengue, zika vírus e chikungunya, doenças que preocupam não apenas os ribeirão-pretanos, mas também os moradores das circunvizinhanças.  A vinda dessa unidade resulta de uma parceria envolvendo a Fiocruz, a USP, o governo do Estado e a Prefeitura de Ribeirão Preto e deverá acontecer em duas etapas: na primeira, a implantação de uma plataforma de medicina translacional junto à Faculdade de Medicina da USP; na sequência, a implantação do kit diagnóstico, dinamizando a análise de diversas doenças.
A Fiocruz executa, atualmente, mais de mil projetos de pesquisas produzindo conhecimentos para o controle de doenças como Aids, malária, Chagas, tuberculose, hanseníase, sarampo, rubéola, meningites e hepatites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário