terça-feira, 14 de março de 2017

COPOM REGIONALIZADO ATENDERÁ 93 MUNICÍPIOS

Momento da cerimônia de assinatura do contrato para elaboração do projeto executivo do Copom da região de RP. A solenida ocorreu no último dia 3 de março

Welson Gasparini

Na manhã do último dia 03, tive oportunidade de participar de um evento dos mais significativos para a segurança pública de toda nossa região:  a assinatura do contrato para elaboração do Projeto Executivo do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), ocorrida no salão nobre do Comando de Policiamento do Interior 3 (CPI-3). A solenidade, bastante prestigiada, contou com a presença de prefeitos e vereadores de Ribeirão Preto e região, entre tais o meu filho, vereador Mauricio Gasparini e integrantes da polícia militar, incluindo o comandante do CPI-3, coronel Humberto Gouvêa Figueiredo.
Convidado a usar da palavra, falei da importância do COPOM pelo que representará de agilidade e facilidade no atendimento das necessidades de segurança pública local e regional. Parabenizei o governador Geraldo Alckmin por realizar investimento tão significativo num momento em que é grande o temor da população urbana e rural diante da onda de assaltos e violências cada vez mais corriqueiras.
O prefeito Duarte Nogueira destacou o investimento inicial de  R$ 436 mil no projeto executivo (representando 2% dos R$ 23 milhões a serem investidos  pelo Estado) para dar  andamento a uma  magnífica obra unificando todo o atendimento dos telefones 190, 192, 193 e 194, além de propiciar  um avanço tecnológico com capacidade  de  reconhecimento automático de placas de veículos , permitindo identificar eventuais restrições de trânsito e emitir alertas  aos policiais no momento em que esses veículos passarem pelas blitzs de fiscalização, possibilitando ações imediatas como apreensão do veículo, rendição dos passageiros e qualquer outra medida  necessária.
As instalações desse Centro de Operações da Polícia Militar, ocupando uma área de 3826m2, serão equipadas com a estrutura necessária para atendimento e despacho de viaturas, sala de instrução, sala de gerenciamento de crise, administração, auditório, vestiários, copa, sala de descompressão para os policiais, tudo com a estrutura adequada em tecnologia; construída no conceito de multi-agências, contará com 60 pontos de atendimento e 50 pontos de despacho.
Também deverá incorporar outros serviços do Governo do Estado e do município, para integrar os serviços e agilizar o atendimento à população.
Desde 2014 – vale ressaltar -  houve um esforço conjunto de várias unidades da Polícia Militar para o desenho de um projeto arquitetônico atendendo as necessidades da região de Ribeirão Preto; uma planta contemplando o atendimento aos seus 93 municípios e o despacho de viaturas das sete unidades operacionais integradas ao Comando de Policiamento do Interior 3 (sediadas em Franca, São Carlos, Araraquara, Barretos, Sertãozinho e Ribeirão Preto). Esse esforço, finalmente, ganhou corpo e logo deverá transformar em realidade o sonho de quantos dele participaram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário