segunda-feira, 27 de junho de 2016

5ª CSM DE RIBEIRÃO PRETO COMPLETA 76 ANOS

Ten. Cel. PM Renato Armando Alves, eu, o chefe da 5ª CSM, Ten. Cel Aníbal Silva Batista, e o Ten. Cel. Santos Guerra

A convite do comandante da 5ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar) Ten. Cel Aníbal Silva Batista, participei, na noite do último sábado, 25/06, da solenidade comemorativa dos 76 anos daquela unidade do Exército em Ribeirão Preto. O evento, também marcado pela formatura de novos atiradores, teve como ponto alto a homenagem ao Sr. Ângelo Chaguri, único remanescente ribeirão-pretano da Força Expedicionária Brasileira que lutou, na 2ª Guerra mundial, contra o nazismo.
A atual 5ª CSM foi criada, em 1940, como 5ª Circunscrição de Recrutamento (5ª CR), objetivando recrutar jovens da região (a exemplo de Ângelo Chaguri), visando a defesa da Pátria, em decorrência da 2ª Guerra Mundial. Antes de ocupar a sede atual (na rua Duque de Caxias), funcionou em duas sedes alugadas: rua Barão do Amazonas, esquina com General Osório (1940-1954), e rua Américo Brasiliense, nº 925 (1954-1970). Em 1956, por Lei Municipal, foi cedido o terreno para a construção da nova sede, cuja pedra fundamental foi lançada em 1966. Na época eu estava como prefeito municipal de Ribeirão Preto. 

Eu e a miga Sônia Riccio

Com o Sr. Ângelo Chaguri, único expedicionário ribeirão-pretano vivo, seu filho Antônio Luiz Chaguri, seu sobrinho José Roberto Chaguri, e sua esposa, dona Maria Chaguri


Eu e o Ten. Cel. PM Renato Armando Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário