segunda-feira, 23 de maio de 2016

PAVOR NA ZONA RURAL DE RIBEIRÃO PRETO CONTINUA!

Welson Gasparini

Por duas vezes, nos últimos dias, ocupei a tribuna da Assembleia Legislativa para registrar um fato alarmante: o pavor que tomou conta da zona rural de   Ribeirão Preto e região afetando, diretamente, os produtores rurais de Brodowski, Batatais, Altinópolis e Jardinópolis. Só em Brodowski esses marginais, utilizando métodos semelhantes, se apropriaram de bens das fazendas Mataruna, Ponta da Serra, Bom Retiro, São José e Itaimbé. Apelei ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário da Segurança Pública no sentido de agilizarem medidas preventivas capazes de devolver a paz tão desejada por esses brasileiros que tanto contribuem, além de gerarem receitas e empregos, na produção dos alimentos indispensáveis ao sustento das nossas famílias. Cumprimentei, ainda, o governador pela sua iniciativa de contratar, através de concursos públicos, 2811 policiais militares e sugeri que uma parcela desses contratados fosse encaminhada para as patrulhas rurais de modo a proporcionar aos proprietários e aos trabalhadores do campo a segurança merecida por parte do governo do Estado.
Recebi, logo após esse pronunciamento, outra informação chocante: uma quadrilha, fortemente armada, no antigo distrito de Bonfim Paulista, em Ribeirão Preto, invadiu um sitio, fez 12 reféns e ainda roubou uma moto e um carro; ninguém – a exemplo do ocorrido nas cidades acima mencionadas – foi preso.
Não se sabe se é a mesma quadrilha ou mais uma. O fato é que esse assalto nesse sítio demonstrou a ousadia desses marginais e a tranquilidade com a qual eles intranquilizam os produtores e os trabalhadores rurais de Ribeirão Preto e região. Aproveitei, já num segundo pronunciamento, para reiterar o meu apelo no sentido das patrulhas rurais serem incentivadas, modernizadas e ampliadas devido sua importância.
Salvo engano, em toda região de Ribeirão Preto, temos apenas uma viatura e dois soldados. Irei verificar se é isso mesmo. Se for, deixo a indagação: como é possível toda a área rural da região ser atendida por apenas uma viatura da Patrulha Rural?
Há algum tempo, nem se falava em assalto a sítios e fazendas; os fazendeiros e trabalhadores viviam, tranquilos, suas labutas ou seu lazer. Agora, parece que os marginais decidiram acabar com tanta paz e tranquilidade agindo, quando enfrentados, com violência e maldade. A Policia Militar e a Policia Civil – e pretendo levar essa situação, pessoalmente, acompanhado por Joaquim Augusto Azevedo Souza (presidente da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto) ao comandante do CPI-3 e ao delegado regional de polícia pedindo-lhes uma atenção especial para problema tão relevante - precisam agir com celeridade de modo a identificar e prender os integrantes dessas quadrilhas.
Lugar de bandido, não custa lembrar, é na cadeia e o dever da polícia é prender quem atenta contra a propriedade ou a vidas alheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário