segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

REGIÃO METROPOLITANA: UM PASSAPORTE PARA O FUTURO

Meu filho, vereador Maurício Gasparini, o secretário estadual de logística e transportes, deputado Duarte Nogueira, o chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, e eu




Termino o mês de fevereiro com a sensação inebriante de ter contribuído, como deputado estadual reeleito, para a realização de um sonho que acalento desde quando assumi a prefeitura de Ribeirão Preto em 2005: a constituição da NOSSA Região Metropolitana, reunindo 34 municípios e uma população beneficiada próxima de 2 milhões de pessoas. Participei, assim, alegremente, juntamente com o meu filho, vereador Maurício Gasparini, do encontro realizado no último dia 18, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo – por solicitação do secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira - com, entre outros, os secretários Edson Aparecido (Casa Civil) Edmur Mesquita (Negócios Metropolitanos) - quando foi apresentado o projeto técnico preliminar da constituição da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Durante o encontro, Nogueira solicitou uma audiência pública em Ribeirão Preto (já marcada para o próximo dia 14 de março) para que o projeto possa ser apresentado a todos os interessados (autoridades, entidades de classe, associações, comunidade local e regional).
Todos os que acompanham os trabalhos da Assembleia Legislativa sabem o quanto me empenhei na tarefa de sensibilizar o governador Geraldo Alckmin sobre a importância dessa Região Metropolitana – ocupando a tribuna, praticamente em todas as sessões, com apelos veementes nesse sentido – cujo principal ganho será o planejamento regional. Na futura Região Metropolitana – conforme salientou Nogueira -  haverá uma agência de desenvolvimento e um fundo com recursos específicos para nela investir. Ela será o nosso “passaporte” para um futuro melhor através de um desenvolvimento econômico e social integrado entre as cidades que a constituirão na busca de uma qualidade de vida melhor para todos os moradores. Os estudos preliminares mostram a existência de  serviços públicos com características regional, bem como a mobilidade dos moradores, que se deslocam diariamente para trabalhar e estudar; há, assim, uma conexão econômica e social entre os seus 34 municípios; a  conclusão desses estudos mostrou que o processo de constituição da Região Metropolitana de Ribeirão Preto pode ser iniciado e  o próximo passo será  aprofundar os estudos sobre os problemas da região para,  assim, se  trabalhar na solução dos mesmos.
A criação da Região Metropolitana poderá ser concretizada, acredito, até o dia 19 de junho deste ano – após tramitação tranquila pela Alesp, pois já existe um consenso entre os deputados estaduais nesse sentido – com a sanção do projeto pelo governador Geraldo Alckmin. O governador, tenho a convicção, haverá de nos dar, até aquela data, esse presente tão desejado pelos quase dois milhões de paulistas residentes na cidade de Ribeirão Preto e nos 34 municípios que por ele serão beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário