segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

VIVALEITE, VIVA VIDA SAUDÁVEL!


Com muita alegria participei, na manhã do último dia 14, no auditório do DER de Ribeirão Preto – ao lado dos secretários estaduais e amigos Duarte Nogueira (Logística e Transportes) e Floriano Pesaro (Desenvolvimento Social)  – de uma solenidade de elevado alcance social: a assinatura de convênios do Vivaleite com 25 municípios da região de Ribeirão Preto (Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e  Taquaral)  e 23 da região de Franca (Aramina, Batatais, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista).
O Vivaleite – criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1995, inicialmente apenas na capital e no interior a partir de 1997 - é o maior programa estadual de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Com a assinatura de convênios como os então firmados em Ribeirão Preto, a Secretaria distribuí, anualmente, cerca de 130 milhões de litros de leite para 722 mil crianças e 40 mil idosos em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.
Na região de Ribeirão Preto, serão distribuídos 138.570 litros de leite ao mês, beneficiando 9.238 pessoas; na região de Franca serão 119.730 litros de leite/mês a 7.982 beneficiários, totalizando um investimento estadual de R$ 6.372.203,40 na distribuição de leite nestes 48 municípios.
O Governo do Estado de São Paulo, conforme frisou o secretário Pesaro, efetivamente prioriza a segurança alimentar e não mede esforços para levar alimentos nutritivos e de alta qualidade, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social. Uma boa alimentação, efetivamente, é o melhor remédio para a saúde. Cerca de 500 mil famílias paulistas – eis outro dado que nos enche de orgulho – recebem esse importante complemento alimentar, seguro e de alto valor nutritivo, com teor de gordura mínimo de 3% enriquecido com ferro e vitaminas A e D; cada beneficiário recebe15 litros de leite por mês. Na Capital e Grande São Paulo, a distribuição é feita por meio de 2.000 entidades; no interior, são 3.056 pontos de entrega em 606 municípios atendidos nesse programa da qual participam crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, priorizando-se as que pertençam a famílias com renda mensal de até 1/4 de salário mínimo per capita. Atualmente, 34 (trinta e quatro) usinas fornecem o produto em todo o Estado de São Paulo, algumas delas de médio e até pequeno porte; um programa, portanto, de alcance duplo pois tanto proporciona o atendimento a crianças e a idosos com mais de 60 anos, como, também, fomenta o setor leiteiro, promovendo o aumento da produção por conta da demanda criada pelo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário