quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

CORRUPÇÃO: NOSSO PROBLEMA NÚMERO 1


Welson Gasparini
Tenho insistido muito, em artigos ou em pronunciamentos, em apontar como grandes problemas nacionais a educação (precária em todos os níveis) e a saúde (deixando, indiscutivelmente, a desejar). Mas, na verdade, refletindo melhor, tendo em vista, inclusive, os últimos acontecimentos (as prisões de um pecuarista amigo do peito do ex-presidente Lula e a de um senador líder do governo no Senado, bem como a decisão de uma grande empreiteira em devolver para os cofres públicos R$ 1 bilhão superfaturados em obras de estádios da recente e malograda Copa do Mundo) cheguei a outra conclusão: o grande problema nacional, o problema número 1, é a corrupção, a roubalheira verdadeiramente institucionalizada em nosso país (opinião, por sinal, compartilhada, atualmente, pela maioria da população brasileira conforme pesquisa divulgada pela Datafolha no último domingo).
Não sou só eu quem fala desse desvio da consciência nacional:  são pessoas importantes, a exemplo do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que afirmou recentemente, em São Paulo, serem estratosféricos os números da corrupção apurados na chamada operação Lava Jato. O magistrado, ao participar de um debate com grupo de líderes empresariais paulistas, destacou ainda: quando o STF avaliou o caso do “mensalão”, aquele era considerado até então o maior caso de corrupção da história do Brasil, um julgamento extremamente importante para o sucesso da própria Lava Jato.
O ex-gerente executivo da Petrobras – vejam bem, esse homem era gerente executivo da Petrobras - Pedro Barusco, confessou ter recebido propinas do esquema de corrupção instalado na Petrobras e, preso pela operação Lava Jato, tornou-se um dos delatores. O que ele fez? Além de ter confessado o roubo, devolveu, voluntariamente, ao tesouro nacional, no esquema de delação premiada, $96 milhões de dólares. As investigações ora desenvolvidas seriam impensáveis se nós não tivéssemos aquele julgamento do mensalão, segundo Gilmar Mendes, dando origem ao Petrolão com números, conforme ressaltou, estratosféricos.
Mais importante ainda: a operação Lava Jato tem tido sucesso, até o momento, porque uma força-tarefa da Polícia Federal e um juiz, Sérgio Moro, têm enfrentado a corrupção de maneira corajosa. Tanto é que alguns órgãos de imprensa tinham certeza de que, em determinado momento, esses apuradores da ladroeira na maior estatal do país, principalmente o juiz Moro e a força-tarefa da Polícia Federal, passariam a sofrer graves ofensas e seriam impedidos de continuar esse trabalho livremente, porque até ameaças suas famílias estariam recebendo.
Enquanto isto, aqueles condenados no mensalão já estão quase todos na rua ou, quando não, dormindo em casa. Ficam um pouquinho na prisão, trabalham um pouco e depois vão para casa; outros já estão tomando cerveja e chope na rua, sem qualquer constrangimento.
Daí, portanto, a minha convicção: o maior problema do Brasil, hoje, não é a Educação e nem a Saúde, mas é a roubalheira, a corrupção – sem que quem rouba e corrompe a administração pública responda, efetivamente, pelos seus atos, indo para as cadeias, como devem ir todos os ladrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário