quarta-feira, 22 de abril de 2015

AS MUDANÇAS DAS QUAIS O BRASIL PRECISA...


Welson Gasparini

Uma tradição, no Brasil, leva o povo a desacreditar dos seus líderes e governantes: as PROMESSAS, mentirosas e mirabolantes, feitas durante as campanhas eleitorais e depois esquecidas pelos vitoriosos quando empossados e no exercício de suas atribuições.
Como candidatos – traçando um mundo ideal -  dão a entender serem possuidores de fórmulas mágicas, capazes de solucionar os graves problemas sociais. Falam na criação de empregos, valorização dos salários, escolas para todos e prioridade para a área de saúde como se tudo isto dependesse apenas da vontade de cada um e não de toda uma conjuntura social e econômica. Isto aconteceu com a presidente Dilma, embriagada pelo poder, que não hesitou em esconder a realidade para mostrar, ao eleitorado, imagens de um Brasil apenas sonhado!
Já no discurso de posse, mudou o enfoque, pedindo paciência aos eleitores que nela confiaram e apelando para todos estarem dispostos a sacrifícios inauditos. É o povo (tanto empresários quanto trabalhadores) sendo convocado a pagar mais e maiores impostos, a aguentar arrocho salarial e uma inflação facilmente detectável nas feiras e nos supermercados; os trabalhadores, maiores vítimas desse engodo, são compelidos a abrir mão de vantagens e conquistas transformadas em leis que estão sendo revogadas. O resultado é o que se viu no dia 15 de março e no último dia 12 de abril: milhões de brasileiros indo às ruas para protestar contra a corrupção, o desgoverno e, sobretudo, a falta de sintonia entre o prometido e o colocado em prática.
Se o discurso da campanha eleitoral fosse realista, dando ao povo a possibilidade de conhecer a real gravidade dos seus problemas, saber como eles foram criados e quais as alternativas possíveis para resolvê-los, talvez a indignação popular não chegasse ao volume verificado nas últimas manifestações.
Como exemplo de leviandade posso citar o modo como é reajustado o salário mínimo e, sobretudo, as aposentadorias e pensões de brasileiros que deram tudo de si durante os melhores anos de suas vidas e são humilhados, ano após ano, com a alarmante defasagem dos seus rendimentos. Contestam, nas campanhas, o famigerado “fator previdenciário” e nada fazem para eliminá-lo.
Temos uma tradição histórica de injustiças sociais; o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão, só ocorrida no final do século 19, ainda assim para atender o clamor do próprio povo e dos países não escravagistas.
É tempo de mudar. Mas a pregação da mudança não deve ser feita apenas como propaganda eleitoral ou como intenção de candidato em campanha. As mudanças devem   ser concretizadas, entendo, com novas leis e novos projetos capazes de tirar   nossa gente da condição de “ povo sofrido” para transformá-la em povo desenvolvido econômica e socialmente, sem ter de conviver com as injustiças e desigualdades ainda tão presentes neste país; igualmente, com uma postura honesta e realista dos candidatos quando na busca do voto popular; mentira, afinal, tem perna curta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário