segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

UM DIA PARA FICAR NA HISTÓRIA...

Welson Gasparini

O dia 22 de dezembro de 2014 ficará perpetuado na história de Ribeirão Preto pela entrega ao uso, da população local e regional, do conjunto da obra viária representada pelo chamado “Trevão”, da Castelo Branco, na qual o governo do Estado, através das concessionárias Autovias e Vianorte, ambas pertencentes à Arteris, investiram R$ 120 milhões. Um dinheiro, por sinal, muitíssimo bem empregado porquanto resultou em oito viadutos, 20 alças de acesso e retorno além de uma passarela com 450 metros, permitindo a travessia de pedestres e ciclistas dentro das normas de acessibilidade e adequação à malha viária urbana.
Com essa obra o governador Geraldo Alckmin ficará, igualmente, perpetuado na memória e na gratidão dos milhares de motoristas que, diariamente, se beneficiarão dessa conquista para a qual, modestamente, contribuí quando, ainda como prefeito de Ribeirão Preto, participei das tratativas com o então governador José Serra que ensejou a estadualização da Avenida Castelo Branco. Foi o primeiro dos muitos passos que resultaram numa caminhada cujo desfecho aconteceu na manhã do último dia 22 quando o governador Alckmin – com dezesseis meses de antecedência em relação ao prazo contratualmente previsto (abril de 2016) – fez questão de entregar, pessoalmente, esse esplêndido presente para o Natal de 2014.
Pelo “Trevão”, da Castelo Branco, um complexo viário com 11,8 km de extensão, passam, diariamente, uma média de 80 mil veículos, com picos de 8 mil por hora (das 7 às 8h30 e das 17 às 18h30), canalizando o tráfego das pistas norte e sul da Via Anhanguera, da rodovia Antônio Duarte Nogueira, da rodovia Antônio Machado Sant’Anna, da rodovia Abrão Assed e da própria Avenida Castelo Branco. Para o motorista que tanto sofreu, nos dois últimos anos, com os inevitáveis desvios, finalmente a constatação: o sacrifício valeu a pena!
Ribeirão Preto passa a contar, a partir de agora, com o maior trevo rodoviário do Brasil, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas das cidades do seu entorno e muitas mais. É um novo tempo para o transporte rodoviário numa remodelação projetada para atender a demanda do tráfego para, pelo menos, os próximos 30 anos.
Não é hora, acredito, para novas reivindicações, mas, sim, para agradecimentos e esses agradecimentos, ao governador e ao seu staff, devem ser extensivos, igualmente, às empresas que trabalharam nessa obra, bem como aos seus engenheiros e aos operários que deram o melhor de si para concretizá-la em tempo recorde.
22 de dezembro de 2014, reitero, é um dia para ficar na história de Ribeirão Preto como marco de um governo e de um governador preocupados com o bem estar dos cidadãos do nosso Estado; vidas preciosas, não tenho duvidas, serão poupadas e acidentes serão evitados pela fluidez e pela segurança ensejadas por essa obra de tão relevante importância econômica e social.

Inauguração do "Trevão"

Governador discursando durante inauguração do "Trevão"

Governador discursando durante inauguração do "Trevão"

Inauguração do "Trevão"

Eu e meu filho, vereador Maurício Gasparini, durante a inauguração do "Trevão"

Com o governador Geraldo Alckmin, e meus filhos Maurício e Marcelo

Eu e meu filho, vereador Maurício Gasparini, durante a inauguração do "Trevão"

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