terça-feira, 22 de julho de 2014

52 ANOS DA FESTA DA COLHEITA NA COLÔNIA MOMBUCA DE GUATAPARÁ

     Vivi momentos de emoção ao participar, no último sábado, 19, como tenho feito todos os anos desde que assumi o meu atual mandato de deputado estadual, da 52ª Festa da Colheita e das comemorações do aniversário da colônia Mombuca de Guatapará. Atendi, mais uma vez, ao gentil convite do presidente da Associação Agro Cultural e Esportiva de Guatapará, o ex-vereador Tsuneo Mogui; do prefeito Samir Redondo e do padre Joserlei Aparecido da Silva. Após a solenidade de abertura da festa – marcada pela apresentação da “Banda Marcial Nayara Marcheti Rocha” executando os hinos nacionais do Brasil e do Japão - tive oportunidade de parabenizar as autoridades presentes e os organizadores por esse tradicional evento pelo qual tenho um carinho muito especial, tanto que ele está incluído no calendário turístico do Estado de São Paulo através de projeto de lei que apresentei na Assembleia Legislativa. 
      Entre diversas autoridades presentes destaco o representante do cônsul geral do Japão em São Paulo, Shigueru Ida; o vice-presidente da Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa e da Assistência Social, Jorge Yamashita; a Secretária de Educação, Esporte e Lazer Adriana Sertori Sandrin; o vice-prefeito Norberto Selli “Belim” e os vereadores Toni Stoque e Eureka. Mombuca, não custa relembrar, é um marco da imigração japonesa no Brasil, iniciada no dia 18 de junho de  1908 quando o navio  Kasato-Maru atracou no porto de Santos. Após a permanência na Hospedaria de Imigrantes, os japoneses foram enviados,  em grupos, para seis fazendas no interior de Estado de São Paulo, uma delas em Guatapará, onde receberam terras do governo japonês para implantar a comunidade de Mombuca na qual desenvolvem, com muita competência, atividades agrícolas e avícolas. Também acompanhei a abertura da exposição e vendas de artesanatos, comidas típicas e produtos. Foram momentos, reitero, de emoção, mesmo porque, como prefeito de Ribeirão Preto,   participei de alguns momentos significativos da história de Guatapará (inclusive da sua emancipação, na década de 90, após ter sido durante muitos anos, a exemplo de Dumont, distrito do nosso município).

Cerimônia de abertura da Festa da Colheira 2014

Cerimônia de abertura da Festa da Colheita 2014

Observando as peças de artesanato que estavam em exposição na Festa da Colheita

Alícia Arakawa, a vice-prefeita de Tabatinga, Mariângela Arakawa, o presidente do PSDB de Matão, Moacir Matturro, Mitsue Rondanin, eu, e Antonio Carlos Rondanin

Com Gildemir de Souza

Padre Joserlei, vereador Eureka, e eu

Com o padre Joserlei, o prefeito de Guatapará Samir Souto e a 1ª dama da cidade, Edilene Souto

Com o presidente da Associação Agro Cultural e Esportiva de Guatapará, Tsuneo Mogui

Com o vereador Eureka, Vicente Luccas, e o vereador Stoque

O vereador Eureka, eu, e Yoshio Hayashi

Nenhum comentário:

Postar um comentário