terça-feira, 29 de abril de 2014

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DO RESPEITO AOS MAIS VELHOS


Por Welson Gasparini

      Em pronunciamento recente que fiz na tribuna da Assembléia Legislativa apelei às autoridades eclesiásticas brasileiras, desde os cardeais e bispos até o simples vigário de uma pequena paróquia, no sentido de prestigiarem, estimulando-o cada vez mais, o funcionamento dos Encontros de Casais com Cristo. Trata-se de um movimento da Igreja Católica no qual, através de um retiro espiritual, o casal reza e ouve palestras de grande importância para a correta formação familiar. Um dos graves problemas de nosso país - e também do mundo - é o enfraquecimento dos laços familiares. Temos, por exemplo, a questão da violência no Brasil. Basta ligar o rádio e a televisão, ou acompanhar os jornais, para vermos quantos casos de violência acontecem todos os dias, em todos os bairros de todas as cidades; uma violência, lamentavelmente, generalizada e atingindo todas as camadas sociais.
       A família é muito importante; só através dela os pais podem transmitir aos filhos valores morais, éticos e religiosos, dando-lhes disposição para tornar o mundo melhor. Falo bem à vontade do Encontro de Casais com Cristo; já fui, inclusive, durante determinado período, dirigente desse movimento. Ele me ajudou muito. Houve um período em que perdi uma eleição para a prefeitura de Ribeirão Preto quando estava acostumado somente com vitórias, uma atrás da outra. De repente, perdi essa eleição de maneira horrível: fiquei em terceiro lugar e aquilo, para mim, foi um choque muito grande. Então, resolvi abandonar a política e fui cuidar da minha vida profissional. Senti-me livre da minha responsabilidade com a política, já que o povo, através das urnas, preferiu outro candidato...
       Graças a Deus, fui convidado para fazer parte do Encontro de Casais com Cristo. Foi um momento importante de minha vida quando um dos palestrantes falou sobre os dons dados por Deus a cada um de nós. E Deus deu-me o dom de defender a causa pública, seja através de cargos no Legislativo ou no Executivo. Depois de ter sido várias vezes prefeito de Ribeirão Preto, vereador, deputado estadual e deputado federal aquela derrota levou-me a voltar a minha antiga rotina como advogado, professor universitário, jornalista, radialista. Esse palestrante mostrou-me o significado de não desperdiçar os dons que Deus me deu; foi um chamado à minha consciência e, pouco tempo depois, fui eleito para o meu quarto mandato como prefeito de Ribeirão Preto. Precisamos, efetivamente, fortalecer as famílias e o Encontro de Casais com Cristo, como uma das grandes ferramentas da igreja para fortalecer os laços familiares, precisa ser dinamizado cada vez mais. Criado no respeito aos meus pais e criando meus filhos no respeito mútuo e ao próximo, fico indignado quando vejo um jovem maltratando, desrespeitando ou humilhando uma pessoa mais velha. É uma falha, não tenho a menor dúvida, ou de caráter ou de má formação familiar. Quem respeita, aprendi na minha própria vida, é respeitado; daí a importância da pessoa ter Deus não apenas no seu coração como, sobretudo, nas suas atitudes em relação a terceiros.

(Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário