quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Governador Geraldo Alckmin: crie a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, em nome de mais de 30 municípios da nossa região

Quero usar meu tempo hoje na tribuna para fazer um apelo ao Geraldo Alckmin: governador, vá a Ribeirão Preto e anuncie a criação da região metropolitana. Isto é muito importante! Vossa Excelência tem uma visão administrativa muito bonita. Costumo dizer sempre: V. Exa. é competente e idealista; estou pedindo a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto porque é importantíssima para um crescimento regional harmônico e um bom processo de desenvolvimento.

Um estudo da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, baseado em números do censo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra: a cidade de Ribeirão Preto cresceu mais em população do que o estado de São Paulo e o Brasil.

O crescimento da população em Ribeirão Preto foi de 2,4% contra 1,9% do estado de São Paulo e 1,8% do Brasil.

Ribeirão Preto está hoje com 650 mil habitantes. Em três anos, Ribeirão Preto cresceu quase 50 mil habitantes. Disparou, e não é de agora, em crescimento demográfico.

Quando prefeito de Ribeirão Preto pela primeira vez, a cidade tinha 300 mil habitantes. Na última vez que fui prefeito, a quarta, já estava com 600 mil habitantes. E, agora, 650 mil habitantes. Um aumento impressionante em poucos anos. Já a região administrativa de Ribeirão Preto conta, atualmente, com um milhão e trezentos mil habitantes.

Por isso eu venho a esta tribuna para falar da importância da criação urgente, por lei, da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Esse crescimento da cidade de Ribeirão Preto e de toda aquela região precisa ser harmônico, planejado econômico-socialmente de forma regional.

Eu fui presidente da Associação Brasileira de Municípios e sou fanático pela regionalização dos estudos políticos e administrativos para o desenvolvimento do nosso País. Não é possível, por exemplo, nós pensarmos em uma cidade isoladamente, esquecendo suas vizinhas. Na região de Ribeirão Preto, cerca de 30 cidades precisam ser planejadas em conjunto.

Eu sei que o governador, nos próximos 30 dias, vai visitar Ribeirão Preto. Ele tem muita coisa lá para anunciar e inaugurar. Graças a ele, Ribeirão Preto está recebendo 120 milhões para a transformação do aeroporto “Leite Lopes” em aeroporto internacional. Na área da Saúde, este governador está aplicando 160 milhões de reais em Ribeirão Preto – no Hospital das Clínicas, no Hospital da Criança e no Hospital da Mulher.

São atividades notáveis do Governo de São Paulo. Ele está fazendo, na área rodoviária, o maior conjunto de obras de acesso a uma cidade de uma só vez. O governador liberou oito viadutos para Ribeirão Preto com 20 alças propiciando o entrelaçamento desses viadutos.

Falta só, Senhor governador, uma coisa: região metropolitana. Quando o senhor for a Ribeirão Preto vá com as mãos cheias levando a região metropolitana para lá.

Pode ter a certeza: nós saberemos corresponder. Ribeirão Preto e todas as cidades da região continuarão a ter esse processo de desenvolvimento populacional e econômico.

Nós somos, hoje, a capital do agronegócio do Brasil. Temos sete faculdades de Direito. Eu poderia citar tanta coisa bonita que Ribeirão Preto tem. Só falta, mesmo, é a região metropolitana.

Eu já disse: água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Toda vez que eu vier a esta tribuna, até a sua ida, governador, a Ribeirão Preto, eu vou falar da importância da criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário