terça-feira, 27 de agosto de 2013

HERibeirão recebe o nome do Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli


Participei, na manhã do último dia 26, da solenidade na qual o Hospital Estadual de Ribeirão Preto recebeu a denominação de professor Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli, resultante de projeto de lei que propus na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, através da Lei 14.985.

O evento aconteceu nas dependências do hospital, presentes familiares do homenageado (inclusive a esposa Quiquita e o filho dr. Carlos Eduardo Martinelli Jr.), bem como o diretor geral do HERibeirão, Dr. Wilson Salgado Júnior; o superintendente do Hospital das Clínicas, Dr. Marcos Felipe Silva de Sá; o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Júnior; o diretor da DRS XII Ronaldo Capelli, chefes dos departamentos da FMRP, entre outras autoridades e funcionários.

Superintendente do Hospital no período 1971 a 1983, o professor Carlos Eduardo Martinelli foi o responsável direto pela conclusão da obra da sede própria do Hospital das Clínicas Campus, pela implantação da estrutura organizacional e do quadro de pessoal da Autarquia e pela criação da Unidade de Emergência. Como administrador hospitalar fez do HCFMRP, durante os 12 anos que exerceu a superintendência, um centro de excelência para o atendimento das mais variadas enfermidades.

Usando da palavra eu ressaltei que é um dever do pode público reverenciar a memória daqueles que contribuíram para melhorar a vida da comunidade na qual estiveram inseridos. É o caso do Dr. Carlos Eduardo Martinelli, cuja vida foi praticamente dedicada à saúde pública. Como professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP realizou inúmeros partos e cirurgias; contribuiu na formação de médicos especialistas nessas áreas e implantou, ainda, o curso de Medicina da Unaerp, sendo também um dos responsáveis pela construção do Hospital Electro Bonini. Nenhum nome, acredito, é melhor e mais adequado para denominar esse hospital.






Nenhum comentário:

Postar um comentário