quinta-feira, 27 de junho de 2013

Um trabalho pela Expansão da Rede Federal de Ensino Superior, Profissional e Tecnológico (e pela Região Metropolitana de RP)


Em meados de maio do ano passado, atendendo sugestão do vereador Jorge Parada, de Ribeirão Preto, iniciei uma luta pela Expansão da Rede Federal de Ensino Superior, Profissional e Tecnológica, buscando contribuir com o desenvolvimento da área educacional de Ribeirão Preto e da nossa região. O “Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica” cobre todos os estados brasileiros, oferecendo cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado.

À época, mesmo não figurando como membro efetivo da Comissão de Educação do Parlamento Paulista, apresentei a Moção de N.º 27 endereçada à presidente Dilma Roussef, a fim de que determinasse aos órgãos e entidades competentes, em especial ao Ministério da Educação, para que Ribeirão Preto fosse incluída no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior.
Tendo em vista os motivos que apresentei em plenário, tornei-me portador desta importante reivindicação, com a aprovação unânime dos meus colegas de Assembleia.

A cidade de Ribeirão Preto é um importante pólo regional, estadual e nacional, destacando-se como importante centro de produção sucro-alcooleira, bem como através do desenvolvimento nos setores da prestação de serviços, agroindústria e produção de tecnologias.
Outrossim, como sabido, atingindo níveis de excelência, o município conta com inúmeras instituições de ensino superior de natureza privada, bem como com representativo campus da Universidade de São Paulo – USP (USP-RP), que fazem da cidade também uma referência no campo educacional.
Ainda no que se refere à vasta gama de ofertas em ensino superior, seja em opções de instituições ou cursos, a USP-RP assinou convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a construção, no campus da universidade, do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, o que corrobora em sobremaneira para a consolidação regional do norte e nordeste paulista em excelência educacional-superior.

Como todo pólo de proporção, regional, estadual e nacional, Ribeirão Preto serve a toda uma região, ao Estado e ao Brasil de modo que o envolvimento de diversas esferas governamentais são essenciais ao atendimento de tão justas demandas.
Sendo assim enderecei, mais uma vez, INDICAÇÃO à Presidente Dilma Roussef, para que Ribeirão Preto seja incluída no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica.

Nessa toada nunca é demais lembrar o velho, e famigerado ditado: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”...

Presidente Dilma Roussef: inclua Ribeirão Preto na Rede Federal de Educação Superior!

Governado Geraldo Alckmin, crie a Região Metropolitana de Ribeirão Preto!

Ribeirão Preto e região clamam por esse inevitável e pujante desenvolvimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário