quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Restabelecidos os critérios para os transplantes de fígado


Em artigo que escrevi em 17 de outubro de 2012 focalizei, com base em noticiário divulgado pela imprensa local, a redução, nos últimos dois anos, do número de transplante de fígado para menos da metade em função da mudança, determinada pelo governo do Estado, dos critérios para escolha dos beneficiados, privilegiando a Grande São Paulo em detrimento do interior.

Mencionei o fato de, em 2009, terem sido realizados no HC de Ribeirão Preto 40 transplantes; em 2011 essa quantidade foi reduzida para 14 e em 2012 foram apenas 16. Em 28 de novembro daquele mesmo ano, após ter abordado o tema em discurso pronunciado na tribuna da ALESP, encaminhei ofício ao dr. Giovani Guido Cerri, secretário estadual da Saúde, solicitando a revisão dos critérios atualmente adotados pela secretaria.

Para minha alegria, ao retornar de minhas férias parlamentares, fui surpreendido com uma ótima notícia que quero compartilhar com os leitores deste blog: os critérios anteriores – após apreciação do meu pedido – foram restabelecidos pela Central de Transplantes da Coordenadoria de regiões, conforme explicita, no documento abaixo, o dr. Agenor Spallini Ferraz, Coordenador da referida coordenadoria:



2 comentários:

  1. É meu dever, Guilherme, como Deputado, interceder pelos municípios paulistas, unicamente em benefício da população que a mim confiaram as suas expectativas. Obrigado por acompanhar o meu trabalho. Isso é muito importante!

    ResponderExcluir