sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Conclamei aos meus colegas de Assembleia, pela criteriosa análise dos vetos do governo estadual


O SR. WELSON GASPARINI - PSDB

- Sr. Presidente:

Focalizei o veto que recebi no meu projeto de lei criando o programa de prevenção de acidentes na infância na rede estadual de ensino e ouvi, atentamente, explanação do Deputado Marco Aurélio demonstrando, claramente, como o Governador está mal assessorado em determinados assuntos.

Lendo o Diário Oficial todos os dias vejo, em suas páginas, cerca de 500 vetos. Há vetos do ano 2000, Sr. Presidente. Não acho isto justo! Esses vetos têm de ser apreciados. Muitos deles, certamente, são procedentes e o Governador agiu certo ao vetá-los. E se, em outros, ele foi mal assessorado? Esta Casa vai se omitir, não vai apreciar os vetos?

E eu pergunto: quanto custam 10 páginas do Diário Oficial, diariamente, publicando a relação dos vetos? São 460 e poucos vetos e, ali, diz ainda o seguinte: na Ordem do Dia, em situação de prioridade. Qual prioridade se há demora de 10 anos para apreciar um veto? Tem de ser “sim”, “sim”; “não”, “não”. Se o veto é certo, vamos votar “sim” com o Governador. Mas se houve falha no veto - e o Deputado tem razão no seu projeto - ainda mais com todos os pareceres favoráveis desta Casa, temos de definir votando “sim” ou votando “não”, mas decidindo os vetos desta Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário