segunda-feira, 21 de maio de 2012

Uma aula sobre as implicações econômicas, sociais e ambientais do Código Florestal


Participei, na última sexta-feira (18), da palestra do deputado federal Duarte Nogueira, no auditório “Sérgio Cardoso de Almeida” da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, sobre as implicações econômicas, sociais e ambientais do novo Código Florestal brasileiro cujo texto básico, recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados, está nas mãos da presidenta Dilma Roussef para ser sancionado ou vetado. Coube-me, por delegação do dr. Genésio Abadio de Paula e Silva (que presidiu a reunião na ausência do presidente Joaquim Augusto Azevedo Souza, justificada por uma cirurgia de emergência) a oportunidade de saudar o conferencista, destacando suas qualidades de político honesto, idealista e com ficha 100% limpa, alguém que orgulha a comunidade ribeirãopretana como nosso representante no Congresso Nacional.

Na verdade, a palestra de Nogueira – ilustrada por gráficos e recursos audiovisuais – foi uma aula através do qual ele demonstrou o papel do agricultor na proteção do meio ambiente. “A mão que produz – segundo ele – é a mesma que preserva”. Corrigiu, ainda, alguns equívocos disseminados por ambientalistas radicais provando que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados não contempla anistia, beneficia os pequenos agricultores e traduz segurança jurídica para uma atividade que gera recursos, empregos e produz alimentação barata e de qualidade para a população do país.

Também usou da palavra o advogado Claudio Urenha Gomes chamando a atenção para a campanha, desencadeada pelo Sindicato Rural de Ribeirão Preto, de coleta de assinaturas em todo o país – contrapondo-se ao “Veta Dilma” – em prol do “Sanciona Dilma, pelo pacto federativo” que, ao ver de Nogueira, deveria ser “Sanciona Dilma, pelo bem do Brasil”.


Foi uma reunião, acredito, muito proveitosa para quantos tiveram oportunidade de dela participar.

Por delegação do dr. Genésio, fiz a saudação ao conferencista Duarte Nogueira em nome da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto

Nogueira, dr. Genésio, eu e o advogado Claudio Urenha Gomes compusemos a mesa que dirigiu os trabalhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário