sexta-feira, 9 de março de 2012

Propriedades ecologicamente corretas enriquecem agricultura regional


Na manhã do último dia 5 de março, acompanhado por Joaquim Augusto Azevedo Souza (presidente da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto) e pelo advogado Cláudio Urenha Gomes, visitamos as fazendas “Conquista” e “Santa Rosa”, em Sales Oliveira, onde fomos recepcionados pelo proprietário, Sr. Saulo Alves de Oliveira; pelo seu neto, Daniel Mei Alves de Oliveira Thompson e pelo seu amigo, o advogado e empresário rural dr. Paulo Maximiano Junqueira.

Durante a visita, que se prolongou até o entardecer, foi possível não apenas conhecer referidas propriedades mas, sobretudo, constatar o cuidado com que são tratadas e a preocupação com a preservação ambiental; são propriedades, enfim, ecologicamente corretas.

Aos 82 anos de idade – ainda viajando todo mês, guiando seu automóvel, para sua propriedade em Dourado, no Mato Grosso do Sul - Saulo é um brasileiro que acredita neste país, embora lamente a discriminação sofrida pelo produtor rural. Ele lembra ter dedicado mais de 70 anos de sua vida à produção de alimentos, geração de renda, empregos e pagamento de impostos, sempre buscando o melhor caminho para triunfar nas suas atividades. Para Saulo, o agricultor – pelo seu papel fundamental de alimentar a população e gerar divisas, através da exportação dos excedentes agrícolas, para o país – merece ter um tratamento compatível com sua importância.
Segundo ele, o novo Código Florestal – ainda tramitando na Câmara Federal – apesar de trazer alguns avanços em relação ao documento ora vigente, ainda assim continua sendo uma das legislações mais restritivas do mundo do ponto de vista ambiental, bastando compará-lo aos semelhantes nos demais países onde não existem APPS e sequer o conceito jurídico de Reserva Legal. Para Saulo, o agronegócio atual não é mais coisa de caipira atrasado, pois esse setor, praticamente sozinho, sustentou o parco crescimento do PIB de 2011, garantindo, embora minimamente,  o crescimento do nosso maravilhoso país.

Para mim, como representante do povo paulista na Assembléia Legislativa, foi gratificante conhecer o resultado do trabalho desse agricultor incansável no seu labor.

Eu, Joaquim Augusto, Saulo Alves de Oliveira, Cláudio Urenha e Paulo Maximiano Junqueira durante visita às fazendas “Conquista” e “Santa Rosa”, em Sales Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário