quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Na defesa da Malha Ferroviária Paulista

Fui eleito, honrosamente, pela deferência de meus colegas deputados, vice-coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, cujo lançamento aconteceu na última quarta-feira (23/11), às 10h, no plenário Dom Pedro I da Assembléia Legislativa de São Paulo.
Essa Frente é coordenada pelo deputado Mauro Bragato e dela, além de mim, também  participam os seguintes parlamentares: Analice Fernandes, Carlão Pignatari, Cauê Macris, Celso Giglio, Fernando Capez, João Caramez, Maria Lucia Amary, Pedro Tobias, Geraldo Vinholis e Roberto Massafera (PSDB); Edson Ferrarini e Roque Barbiere (PTB); Ênio Tatto, Hamilton Pereira e Simão Pedro (PT); Vitor Sapienza (PPS); André do Prado (PR) e Antonio Salim Curiatti (PP).
O ato do lançamento recebeu a presença de especialistas no assunto que participaram defendendo a retomada do crescimento das ferrovias paulistas. Foram  eles: José Baat (ex-presidente da EMTU, ex-secretário de Transportes do Rio de Janeiro, consultor de empresas de energia do Estado de São Paulo, ex-superintendente do BNDES e atual sócio da Planam Planejamento); Adriano Murgel Branco (ex-secretário estadual dos Transportes e da Habitação) e Ralph Menucci Giesbrecht (escritor de três livros sobre ferrovias e sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo).

Criando uma nova realidade:
Já com a responsabilidade da vice-coordenadoria, anunciei como atividade inicial da Frente, um levantamento da realidade representada pelas ferrovias no estado de São Paulo e um estudo das razões que provocaram o esvaziamento desse sistema de transporte tão utilizado nos Estados Unidos e na Europa. Pretendemos ouvir depoimentos de especialistas e também formular um programa de retomada do transporte ferroviário tanto para passageiros como, principalmente, para cargas; o congestionamento das nossas rodovias exige, urgentemente, o uso de uma alternativa tão bem sucedida em países do chamado primeiro mundo.
Mostrei, inclusive, levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), avaliando que a malha ferroviária paulista tem hoje por volta de 28 mil km de extensão, dos quais somente 10 mil km são competitivos e os 18 mil restantes subutilizados ou nem sequer utilizados. Apesar das atividades do transporte ferroviário de carga no Brasil terem tido papel importante no país,  hoje não é isso que se vê; com o advento da indústria automobilística priorizou-se o transporte rodoviário e abandonou-se a ferrovia, embora um caminhão transporte no máximo, 35 toneladas e um só vagão transporta em média, 130 toneladas.
A Frente Parlamentar objetiva, assim, modificar essa realidade e devolver ao transporte ferroviário o destaque merecido; mesmo sendo impossível recuperar o tempo perdido é possível, entendemos, criarmos um novo tempo para a ferrovia em São Paulo. Vamos elaborar, no final, um relatório com sugestões práticas objetivando a revitalização da malha ferroviária a serem encaminhadas ao governador Geraldo Alckmin.



Repercussão na mídia:

FONTE: Jornal O Diário, em 24 de novembro de 2011

FONTE: Jornal Tribuna, em 24 de novembro de 2011

FONTE: Jornal Gazeta Ribeirão, em 24 de novembro de 2011

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