terça-feira, 18 de outubro de 2011

“Repercutindo educação” apresenta o trabalho de Antônio Carlos Tórtoro

Na noite da última segunda-feira (17-10), amigos se reuniram na livraria Paraler – Ribeirão Shopping para prestigiar a noite de autógrafos do 11º (décimo primeiro) livro escrito pelo já consagrado autor ribeirãopretano Antônio Carlos Tórtoro. Como já havia agendado anteriormente compromisso na AEAARP, me fiz representado pelo meu assessor de imprensa, jornalista Jarbas Cunha e fui brindado com um exemplar de seu livro e a seguinte dedicatória: “Para o grande amigo e ex-prefeito Gasparini com meus agradecimentos. Você é responsável pela idéia de publicar esse meu 11º filho. Abraços. A.C. Tórtoro – 17/10/2011”.
Minha maior surpresa, entretanto, estava na apresentação do autor,  na orelha esquerda do livro, onde ele me atribui a responsabilidade – imerecida, diga-se de passagem - de ter lhe imposto a necessidade de publicar, em livro, sua vivência e experiência educacional.
É a seguinte a íntegra desse texto que reproduzo como homenagem e gratidão ao seu autor:
“A ideia de fazer uma coletânea de meus artigos — publicados em jornais, revistas e sites — sobre Educação, família, realidade escolar,  e suas relações com os acontecimentos divulgados pela mídia no cotidiano, nasceu no dia em que, durante o lançamento de meu livro Piacevolezza, no Ponto de Encontro, do Shopping Santa Úrsula, meu amigo, e pai de ex-aluna,  Sebastião Correia de Carvalho, aberta a palavra ao público presente, indagou-me sobre qual   a riqueza que eu havia obtido nos mais de trinta anos de magistério.
Minha resposta foi: grande parte de minha experiência, ao conviver com os jovens e suas famílias, está registrada em meus artigos escritos nos últimos vinte anos.
Nesse momento, o Ex-prefeito, Dr. Welson Gasparini, também pai de ex-alunos, e que prestigiava o evento, quase me impôs a necessidade de, imediatamente, publicar o material de que eu dispunha, a fim de que um número maior de  pais, a exemplo dele, pudessem conhecer um pouco da minha maneira de pensar  a escola e suas relações com a família.
A partir daí, a ideia tomou corpo e, como eu não estava sonhando sozinho, Marcos Botelho e o Shopping Santa Úrsula tornaram realidade a publicação de REPERCUTINDO EDUCAÇÃO e a sinestesia decorrente de suas relações.
ANTÔNIO CARLOS TÓRTORO



O jornalista Jarbas Cunha recebe, por mim, um exemplar do “Repercutindo a Educação”, autografado por A. C. Tórtoro - Foto: Carol Stela

Nenhum comentário:

Postar um comentário