terça-feira, 3 de junho de 2014

REABERTURA, EM BRODOWSKI, DO MUSEU CASA DE PORTINARI

    Acompanhei o governador Geraldo Alckmin, na manhã de sexta-feira, 30, na solenidade de reabertura do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, tendo oportunidade de rever alguns dos muitos amigos que tenho naquela vizinha cidade. Esse espaço cultural – no qual o governo do Estado investiu R$ 4,2 milhões em serviços de modernização, reforço estrutural, restauro artístico e implantação de projeto expositivo inteiramente novo no local – volta a receber o público após um minucioso trabalho que resultou em uma descoberta surpreendente: uma pintura inédita que pode ser assinada pelo artista plástico. A Casa de Portinari tem mais de um século e precisava, efetivamente, de uma grande restauração.
    Além de um espaço de memória, a Casa é parte da obra deixada por Portinari, repleta de afrescos que o artista pintou diretamente nas paredes do imóvel em várias fases da vida - desde os primeiros estudos até as obras-primas executadas quando já era reconhecido. As pinturas murais foram totalmente restauradas e passaram por um processo para estabilizar sua fixação às paredes da casa, garantindo longevidade ao patrimônio artístico.
    Outras intervenções foram realizadas para garantir a preservação desse imóvel tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado (Condephaat) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que aprovaram o projeto de restauro. O acompanhamento foi realizado pela equipe do Grupo de Projetos e Obras da Secretaria de Estado da Cultura.
Com Isabella Boutelet e Joice Lucrecio

Eu com as amigas Isabel e Amélia 

Eu, meu amigo Gilmar Berlese, e meu filho Maurício Gasparini

Solenidade de reabertura do Museu Casa de Portinari

Governador Geraldo Alckmin durante o seu discurso

Eu e Clélia Bessi

Eu e o presidente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Cyrilo Luciano Gomes Junior

Apresentando a diretora da CIA Minaz de Ribeirão Preto, Gisele Ganade, ao governador Geraldo Alckmin

Eu e Amélia Aparecida Scozzafavi Franzoni

Eu durante reabertura do Museu Casa de Portinari

Eu, o governador Geraldo Alckmin e a diretora da CIA Minaz de Ribeirão, Gisele Ganade

Nenhum comentário:

Postar um comentário