quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

REFORÇO NA SEGURANÇA PÚBLICA DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO



Por Welson Gasparini

No último dia 8 de fevereiro, o governador João Doria assinou um decreto de criação de quatro Batalhões de Ações Especiais de Polícia (BAEPS) a serem instalados na Capital, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. Essas unidades deverão entrar em funcionamento já no próximo mês de abril. Mas, infelizmente, somente essas unidades foram anunciadas. No entanto, em 28 de outubro do ano passado, um dia depois das eleições, o governador eleito João Doria, em entrevista concedida à Rede Globo de Televisão, garantiu: os dois primeiros Batalhões de Ações Especiais de Polícia, em sua gestão, seriam instalados nas cidades de Ribeirão Preto e Taubaté; na mesma época, também prometeu para a cidade de Ribeirão Preto uma unidade do departamento de investigações criminais. Esses BAEPS, segundo a Secretaria de Segurança Pública, foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva. Nessas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Todos os policiais atuantes no Baeps passam por treinamento sob coordenação e aplicação do Comando de Policiamento de Choque, com padrão Rota, para o patrulhamento tático, gerenciamento de crise, negociações com reféns, busca e apreensão de artefatos explosivos, patrulha em locais de risco, ações táticas especiais, controle de multidões e policiamento em manifestações.
O vereador Maurício Gasparini – meu filho e presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, reclamou, através das redes sociais, do fato do governador João Doria não ter cumprido a promessa de campanha de dar a Ribeirão Preto “prioridade” na instalação de um BAEPS (Batalhão de Ação Especial). Ele lembrou o apoio e sustentação que demos à candidatura Doria na região de Ribeirão Preto, daí o seu inconformismo.  Já na sessão do último dia 12 de fevereiro, uma terça-feira, a Câmara Municipal aprovou moção de repudio ao governador que, porém, não foi assinada por Maurício porque ele entrou em contato com Dória e dele obteve o compromisso de vir a Ribeirão Preto, brevemente, para anunciar a implantação do BAEPS nesta Região Metropolitana. Esse compromisso, por sinal, Doria reiterou em comunicação com o prefeito Duarte Nogueira garantindo para Ribeirão Preto não apenas uma unidade do BAEP mas, igualmente, uma extensão do Departamento de Investigações Criminais (DEIC).
Na verdade, por meio de pronunciamentos feitos na tribuna, tenho manifestado apoio integral ao governador João Doria no seu propósito de priorizar o setor da Segurança Pública.
As famílias, afinal, querem e merecem ter o direito de sair às ruas mesmo à noite; de poderem circular sem o medo de serem molestadas pela bandidagem existente. Quero, assim, reiterar total confiança no atendimento pelo governador desse compromisso firmado com Ribeirão Preto – da qual eu e o Maurício fomos testemunhas – resultando numa valiosa contribuição para a Segurança Pública de todos os habitantes daquela cidade e de toda a região metropolitana por ela encabeçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário