quinta-feira, 17 de maio de 2018

6° ENCONTRO DO PARLAMENTO REGIONAL DE RP LOTOU A CÂMARA MUNICIPAL DE CRAVINHOS



O Parlamento Regional Metropolitano de Ribeirão Preto tem como missão estreitar a relação entre os municípios, visando sempre melhorias para a população da macrorregião que faz parte desse grande projeto.
Na manhã do dia 15 de maio o município de Cravinhos recebeu 36 cidades para mais um encontro do Parlamento Regional Metropolitano de Ribeirão Preto. O assunto abordado foi a Educação, onde os três palestrantes escolhidos trouxeram abordagens sobre a atual situação do tema em nossa região.
Temas como o Panorama Educacional apresentado pela professora e Mestre em Pedagogia`, Margarete Stella Moraes, fez com que todos refletissem sobre os desafios da educação nos dias de hoje. E o professor e criador do IFA (Instituto Fazendo Acontecer) José Dornelas trouxe uma abordagem interessante defendendo o empreendedorismo na escola e também como isso deve ser aplicado de uma forma que as crianças e os jovens possam aproveitar melhor essas oportunidades e “fazer acontecer”.
Para finalizar, o encontro contou com a presença da mãe do Lucas, Alessandra Begalli Zamora, que emocionou a todos, contando sua história de vida. Ela falou sobre o projeto de lei, denominado Lei Lucas, que torna obrigatória a realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com os alunos e professores de creches e escolas da rede pública municipal e particulares.
Para Maurício Gasparini (vereador e presidente do Parlamento Regional) o evento foi produtivo e satisfatório, com várias cidades participativas, palestras e debates que enfatizaram as necessidades e pontuaram os pontos negativos e positivos sobre a educação. “Esse é o propósito do encontro do Parlamento Regional Metropolitano, trazer capacitação, informações e muito mais trabalho regionalizado, com novas políticas para transformas as vidas da população da macrorregião”, completou Maurício.
Foi distribuído para os participantes uma pesquisa que aponta alguns temas que podem ser discutidos e organizados pelas Comissões Temáticas para os próximos eventos. Temas como: Segurança Pública, Saneamento Básico, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Saúde, Esportes, Cultura e Lazer. Com isso, todos podem opinar e direcionar a abordagem, fazendo com que as informações sejam difundidas para todos os interessados. Saúde foi o tema mais citado, liderando a pesquisa, em segundo Políticas Públicas, depois Saneamento Básico, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
O próximo encontro deve ocorrer no mês de junho em uma das 36 cidades que hoje compõem o Parlamento Regional Metropolitano. A ideia é que os encontros sejam itinerantes, proporcionando a todos os munícipios a oportunidade de fomentar temas que auxiliem e tragam melhorias para toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário