quinta-feira, 23 de novembro de 2017

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS PELA CASA DAS MANGUEIRAS


“Café Com Solidariedade”, esse foi o tema de uma manhã organizada pela Casa das Mangueiras com o objetivo de apresentar o trabalho realizado pela instituição e buscar novos parceiros que possam ajudar na qualidade de todas as suas atividades.
Com muita satisfação participei do “Café”, realizado no último dia 14/11, onde pude ver de perto a educação ministrada aos jovens da Casa, bem como o amor pelo qual os profissionais e diretoria da instituição dispõe ao exercer suas funções.
São trabalhos como esses que me incentivam a dar continuidade à minha luta em prol da educação no Brasil.

Casa das Mangueiras

Em 1973, crianças e adolescentes foram encontrados em um posto policial de Ribeirão Preto, trancados em celas, vigiados por soldados e um grupo de defesa dos direitos humanos aceitou o desafio para mudar a situação.
Junto com os próprios meninos e a comunidade, essas pessoas construíram uma casa de acolhida e educação – A Casa das Mangueiras, que se tornou uma experiência pioneira com meninos de rua, de 12 a 17 anos, autores de atos infracionais, inaugurada em 08/12/1973 – DIA DA JUSTIÇA. Foram os próprios meninos que escolheram o nome da casa em virtude da grande quantidade de mangueiras existentes no local.
Atualmente está localizada no bairro Ipiranga, região da cidade de Ribeirão Preto com forte influência do tráfico de drogas, desenvolvendo uma metodologia própria para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A Casa das Mangueiras é um espaço de convivência e aprendizado, é movida pela opção pelo ser humano, pelo potencial das pessoas. Desenvolve há vários anos o Programa Onde a Vida tem Valor, que está alicerçado nesses princípios: Valorização da Vida, Valorização do Belo, Valorização da Cultura, Valorização da Esperança.
Oferece Oficinas de Produção Artística e Aprendizado: Oficina de Artes (Papel Reciclado, Velas Decorativas), Tapeçaria Ornamental e Horta, Jardim Cultivo em Vasos e Orquidário.
Com as crianças o trabalho é realizado através de Oficinas de Arte e Cultura: Artes Plásticas, História da Arte, Consciência Corporal, Brincar, Alfabetização e Acompanhamento Escolar, Dança, Oficinas de Texto e Jogos Educativos/Iniciação ao Teatro, Biblioteca, Iniciação Musical, Esportes, Lazer, entre outras.
A organização Vida Nova/ Escola Experimental Casa das Mangueiras atua na busca da redução de ocorrências de situação de vulnerabilidade social e na melhoria de qualidade de vida dos usuários e suas famílias.
Também na ampliação do acesso aos direitos socioassistênciais e para que haja redução do nível de violência, usando o diálogo na resolução de conflitos. Participa efetivamente na construção e no funcionamento do trabalho em rede, em especial em seu território de ação.
Através de parceria com universidade tem buscado facilitar o acesso ao Ensino Superior.
A casa das Mangueiras também participa ativamente, no que diz respeito às Políticas Públicas, na Área da Assistência Social e Criança e Adolescente, através de seus conselhos.
Acrescente-se que desde 1993 passou a atender também meninas.
Informações para se tornar voluntário e parceiro da Casa das Mangueiras podem ser obtidas pelo telefone: 16 - 3622-2141.

Apresentação dos jovens da instituição

Eu e o casal Vera e João Naves

Com o pres. da Casa das Mangueiras, Manoel Carlos de Azevedo Ortolan

Nenhum comentário:

Postar um comentário