segunda-feira, 23 de outubro de 2017

ADESÃO À CAMPANHA “TODOS CONTRA A HANSENÍASE”

Blanche Amâncio, eu, Sadra Souza e Dra. Helena Lugão

Com muita satisfação, aderi, na manhã de hoje, 23/10, ao receber a visita da médica Helena Lugão (da Sociedade Brasileira de Hanseniologia), da publicitária Blanche Amâncio e da   empresária Sandra Souza, à campanha “Todos Contra a Hanseníase”, comprometendo-me a divulgá-la através de artigos e pronunciamentos, bem como buscando o apoio dos demais parlamentares e do próprio governo do Estado. Fiquei impressionado com os dados que me foram apresentados pelas visitantes, mostrando o Brasil como o segundo país do mundo no ranking mundial da hanseníase (atrás apenas da Índia) com cerca de 30 mil novos casos sendo notificados a cada ano – número semelhante à notificação de novos casos de HIV/AIDS. 
Conhecida desde os tempos bíblicos como “lepra” a hanseníase – transmitida através do contato físico – é facilmente tratável e curável. Conforme explicou em carta o professor doutor Marco Andrey Cipriani Frade (presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia), justificando sua ausência nessa reunião pelo fato de se encontrar no Piauí em ação do Ministério da Saúde: “temos condições de extinguir a doença e dar condição de vida melhor à nossa população e uma das principais armas contra a Hanseníase é a informação. A população precisa conhecer informações básicas para buscar atendimento médico e acabar com o preconceito contra doentes”, acrescentou o Prof. Cipriani.
Louvei a iniciativa dessa campanha educativa – expressa em folheto produzido pela própria SBH -  que trata tema tão complexo de forma lúdica e educativa, já contando com o apoio da mídia televisiva na divulgação dentro de um  objetivo maior:  mostrar a hanseníase como uma doença não hereditária, causada por um bacilo e sua transmissão acontece de pessoas doentes para pessoas saudáveis (através  da tosse, do espirro, da fala etc);  o tratamento é simples e gratuito com os medicamentos – por via oral -  sendo distribuídos pela rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário