terça-feira, 11 de julho de 2017

OS 77 ANOS DA 5ª CSM


Welson Gasparini

Criada em 1940, como 5ª Circunscrição de Recrutamento (5ª CR), em Ribeirão Preto - SP, com objetivo de recrutar jovens na região, visando a defesa da Pátria, em decorrência da 2ª Guerra Mundial e transformada, em 1966, em 5ª. Circunscrição do Serviço Militar, a 5ª CSM comemorou, no último dia 24, seu 77º aniversário, numa solenidade prestigiada, entre outras personalidades civis e militares, pelo general de Divisão João Camilo Pires de Campos, comandante militar do Sudeste e pelo general Adalmir Manoel Domingos, Comandante da 2ª. Região Militar. Durante a solenidade, por iniciativa de meu filho, o vereador Mauricio Gasparini (presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, apoiado pelos demais integrantes dessa comissão vereadores Fabiano Guimarães e Renato Zucoloto), o tenente coronel Aníbal Silva Batista (atual comandante da 5ª. CSM) recebeu o “Diploma de Honra ao Mérito” como reconhecimento da municipalidade aos relevantes serviços por ele prestados a Ribeirão Preto nessa área fundamental.
Em seus 77 anos, a 5ª CSM cumpriu galhardamente o papel a ela reservado pelo próprio Exército brasileiro e por ela passaram oficiais que souberam se integrar com a comunidade, tornando-se merecedores da admiração de quantos com eles conviveram, entre tais o meu sogro, coronel Heitor Cunha Menna Barreto; o coronel Luiz Abner de Souza Moreira; o coronel Décio Luiz Fleury Charmillot; o coronel Augusto Soares dos Santos (avô de Joaquim Augusto Azevedo Souza, presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto); o coronel Everardo de Simas Kelly; o coronel Edgar Pereira (que foi diretor do Comercial FC) e tantos outros.
Além da homenagem ao coronel Aníbal outras homenagens marcaram aquele evento, entre tais a entrega de medalhas Olavo Bilac a militares e civis; a entrega de medalha de colaborador Emérito do Exército a Marcos Moreira de Souza Dias e a entrega de diplomas de “Amigos da 5ª. CSM” a importantes personalidades de Ribeirão Preto e região, entre tais os empresários rurais Flávio Prudente Correa e Paulo Maximiano Junqueira. Marcante, ainda, a presença dos pracinhas José Marino, Ângelo Chaguri e Mathias da Silva Neves, remanescentes da Força Expedicionária Brasileira que tão bravamente, em terras italianas, combateu o nazi-fascismo durante a Segunda Guerra Mundial.
Tenho orgulho de fazer parte, modestamente, da história da 5ª. CSM pois o seu atual prédio (na rua Duque de Caxias, 1255) teve sua pedra fundamental lançada em 1966, na minha primeira administração como prefeito de Ribeirão Preto, em solenidade da qual participou o general Carlos Luiz Guedes, comandante da 2ª. Região Militar, no mesmo ano em que a 5ª. Circunscrição de Recrutamento se transformou em 5ª. Circunscrição do Serviço Militar. E tenho orgulho, também, da bonita trajetória da nossa 5ª CSM, sempre difundindo o civismo e o amor à Pátria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário