sexta-feira, 23 de junho de 2017

1º PRÊMIO INEZITA BARROSO


Na sexta-feira, 23/06, participei da cerimônia de entrega do 1º “Prêmio Inezita Barroso”, onde tive a satisfação de premiar o amigo Matheus Calil, do “Viola Show”. No total foram feitas 10 premiações, entre os homenageados estão: as orquestras Corporação Musical 24 de Junho e Os Violeiros de Santa Fé; os cantores Ana e Miguel Cervan (in memoriam), a dupla sertaneja Duo Glacial; o compositor Jesus Belmiro; o cantor Léu, da dupla Liu e Léu; a orquestra Violeiros de Osasco; o artista plástico Daniel Firmino; o cantor e compositor Luiz Mariano Silveira Leite, o Zinho do Violão; o cantor Matheus Calil, da dupla Viola Show e Matheus Calil; a cantora Bruna Viola; e a compositora Valéria Leão.  A escolha dos ganhadores foi feita pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de SP (na qual sou vice-presidente), usando como critério a efetiva contribuição dos mesmos para a música caipira de raiz.
Para a Família Gasparini, o “Prêmio Inezita Barroso”, outorgado a Matheus Calil e ao Viola Show, faz justiça a um empresário idealista e determinado na defesa e divulgação da cultura sertaneja.

Inezita Barroso foi uma cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão brasileira. Ganhou o título de doutora honoris causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa e atuou também em espetáculos, álbuns, cinema, teatro e produzindo espetáculos musicais de renome nacional e internacional.
Ao longo da cerimônia de entrega do 1º “Prêmio Inezita Barroso”, essa inesquecível e renomada artista foi homenageada, in memoriam, por meio da filha, Marta Barroso, que agradeceu à Assembleia Legislativa pela iniciativa. Marta contou que a mãe era uma pessoa muito simples, de hábitos comuns, que gostava de andar descalça e amava os animais. A neta da cantora, Paula Bandeira Maia, confidenciou que a avó cantava para ela no berço e que era diferente das demais avós da época. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário