quarta-feira, 22 de março de 2017

DR. NONINO: UM SÍMBOLO DA PEDIATRIA

Dr. Nonino recebendo o título de Cidadão Ribeirão-pretano
Welson Gasparini

Aos 80 anos de idade, completados no último dia 13 de março, o pediatra José Victor Nonino mantém uma rotina a qual tanto se acostumou nos últimos 53 anos:  atende, em seu consultório particular na esquina das ruas Cerqueira Cesar e Bernardino de Campos, mães e crianças que o tornaram, merecidamente, uma referência na pediatria em Ribeirão Preto. É, por sinal, um dos raros pediatras à moda antiga pois ainda faz da conversa com as mães ou os pais ponto de partida para um tratamento bem-sucedido. Meus filhos e meus netos, contaram com o seu atendimento dedicado, assim como milhares e milhares de filhos, netos e até bisnetos de tantos moradores de Ribeirão Preto e toda a nossa região.
Natural de Sales Oliveira, o segundo de uma prole de 5 irmãos, fez parte da quinta-turma da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – formou-se em 1961 e terminou sua residência médica em 1963 – e daqui nunca mais saiu; constituiu família na cidade (é pai de 4 filhos) e acabou se revelando, ao lado do pediatra vocacionado, um administrador público de primeira grandeza.
Quem me apresentou a ele, no final de 1963 (quando disputava pela primeira vez a prefeitura de Ribeirão Preto), foi o ex-prefeito Duarte Nogueira (seu contemporâneo de faculdade) e iniciamos, desde então, uma amizade que ainda perdura. Sempre contei com a sua competência como administrador público (revelada no comando do SASSOM e na secretaria da Saúde) e sua irrestrita lealdade. Coube-lhe criar o Serviço de Pediatria Da Hospital da Beneficência Portuguesa – ao lado de outra figura inesquecível dessa especialidade que foi o Dr. Luiz Armando Antonini (com quem dividiu consultório por mais de 40 anos) e ainda ser o seu diretor clínico por 10 anos; também, durante 14 anos, fez parte da direção da UNIMED.
O interessante é que quando ele e Nogueira decidiram trabalhar pela minha candidatura toda a estrutura do HC funcionava a favor da candidatura do saudoso Dr. Paulo Gomes Romeo: eles remaram, assim, contra a própria maré ao investirem suas fichas num jovem radialista e vereador tentando realizar o sonho de ser prefeito de Ribeirão Preto. Nossa campanha, felizmente, foi vitoriosa e Nonino integrou-se ao meu primeiro governo como médico-chefe do SASSOM, na sua primeira atividade administrativa naquele órgão do qual, posteriormente, se tornaria superintendente.
Enquanto exercia funções administrativas Nonino tornou-se uma pessoa querida e respeitada pelos servidores municipais, um verdadeiro líder da categoria e que, inclusive, fundou a AMAP (Associação dos Municipiários Aposentados), dela sendo presidente por três vezes. Ocupou a diretoria de patrimônio e a vice-presidência do Sindicato dos Servidores Municipais, tendo, inclusive, o seu nome imortalizado na farmácia daquela entidade sindical.
Lamentei muito não ter podido participar da solenidade na qual lhe foi entregue o título de Cidadão Ribeirão-pretano, realizada no último dia 14, em função dos meus afazeres parlamentares em São Paulo: cidadania, por sinal, conquistada e valorizada por uma vida marcada pela ética, pelo profissionalismo e pelo respeito ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário