terça-feira, 14 de março de 2017

100 MILHÕES DE BRASILEIROS SEM SANEAMENTO BÁSICO


Welson Gasparini

O Brasil vive muitos e graves problemas, todos eles merecendo atenções verdadeiramente prioritárias dos nossos governantes municipais, estaduais e federal: entre tais, conforme destaquei em recente pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa estadual, os do tratamento da água e do saneamento básico. No Brasil, eis um dado terrível, cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada. Até parece uma estatística impossível: 35 milhões de pessoas são forçadas a beber água de poços, de córregos ou de rios sem qualquer tratamento prévio.  Mais grave ainda, no entanto, é o caso do esgoto:  100 milhões de brasileiros não têm redes coletoras de esgoto em suas casas e 60% dos esgotos gerados são lançados em rios e córregos sem qualquer cuidado com seus efluentes.
O que isto pode significar isso para a saúde dos brasileiros vivendo nessas condições? Cem milhões de brasileiros não dispondo de saneamento básico?  São, assim, cem milhões de brasileiros privados de um benefício essencial em qualquer residência que é o aparelho sanitário, a popular “privada”. Desses cem milhões, trinta e cinco milhões bebem água, muitas vezes, de origem duvidosa e contaminada por coliformes fecais.
É essencial, portanto, nossos governantes darem prioridade a essa área da Saúde, principalmente no relacionado à água tratada e à rede de esgoto para a população. Mesmo em São Paulo, o estado mais rico deste país, muitas casas ainda estão sem privada e sem rede de água devidamente tratada.
Aproveitei minha fala da tribuna para fazer um apelo - começando pelo estado de São Paulo - ao governador Geraldo Alckmin, para fazer um plano específico garantindo, para dentro de tantos anos, que não ficará uma só família sem água devidamente tratada e sem a rede de esgoto passando em frente à sua casa.
Na realidade, hoje é comum ouvirmos falar “não”, porque os poderes públicos estão sem dinheiro. “Está muito difícil.” Poxa, mas o que aconteceu neste País? Na Copa do Mundo não havia dinheiro para construir estádios e campos de futebol ao custo de bilhões de reais? Só o estádio do Maracanã, por exemplo, consumiu cerca de um bilhão e duzentos milhões de reais, dos quais R$ 224 milhões foram “aplicados” em propinas. Houve, ainda, outros estádios contemplados com milhões ou bilhões de reais e, na verdade, foram construídos de tal forma que, se botassem a população inteirinha das cidades onde eles estão, sequer conseguiriam lotá-los. Para isso, havia dinheiro.
Agora, se a população ficar dentro de casa, se não sair às ruas para efetivamente exigir dos políticos, dos administradores públicos, a aplicação correta do dinheiro dos impostos, nós vamos continuar vivendo, em termos de tratamento da água e de saneamento básico, essa situação verdadeiramente calamitosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário