sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

IBAMA MANTÉM BASE REGIONAL DE RIBEIRÃO PRETO


Welson Gasparini

Com muita alegria fui informado, no início da semana passada, de um fato alvissareiro: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente decidiu: o escritório regional de Ribeirão Preto não mais será fechado. É uma vitória, acima de tudo, do próprio bom senso: no Brasil, o Ibama está presente em todos os estados e no Distrito Federal; em São Paulo, sua estrutura é composta por uma superintendência e oito escritórios regionais, cuja distribuição no território do estado de São Paulo foi feita de forma a garantir adequada execução e fiscalização das políticas do meio ambiente.
A base avançada do Ibama de Ribeirão Preto – daí o meu empenho em mantê-la – atende a 85 municípios desta região (incluindo cidades do porte de Barretos e Franca), sendo parceira e aliada na missão de proteger o meio ambiente e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, visando promover a qualidade ambiental propícia à vida e sendo referência na construção de um modelo de desenvolvimento fundamentado na sustentabilidade ambiental. É responsável, também, pelas bacias do Rio Mogi, Rio Pardo e Rio Grande; essa base, portanto, exerce uma função essencial no desenvolvimento ambiental, com ampla participação da sociedade e entidades ligadas à temática.
Ao tomar conhecimento, em meados de 2015, de uma possível reestruturação do Ibama, deparei-me com a informação absurda – e totalmente injustificável -  do fechamento da base avançada de Ribeirão Preto; medida que, se levada a cabo, traria um grande transtorno para a população e prejuízo irreparável para o meio ambiente em 85 municípios de toda uma região.
Evidenciada a relevância e o interesse público em jogo apresentei, inclusive, na ALESP, a seguinte moção: “A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo manifesta seu repúdio a possível iniciativa do governo federal de fechamento da base avançada do Ibama de Ribeirão Preto, pela importância estratégica na região de Ribeirão Preto, e apela, por conseguinte, ao Excelentíssimo ministro do Meio Ambiente, a fim de que não seja concretizada essa medida.”
Quase dois anos depois posso registrar, com a consciência do dever cumprido: o meu apelo foi atendido. Assim, Eliana Velocci e sua equipe poderão continuar o excelente trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente. Além de não ser fechada – eis outro fato relevante – a Base Regional de Ribeirão Preto ainda recebeu novos funcionários dispondo, atualmente, de 10 analistas ambientais, o maior efetivo desde a instalação desse escritório em 2001. Localizada no segundo andar do prédio da rua Alvares Cabral, 576 – desfeita a ameaça do fechamento – a unidade terá agora total tranquilidade para programar e agilizar sua própria atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário