quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

REUNIÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Momento da reunião ordinária, da Comissão de Educação e Cultura, com a presença do secretário estadual da Cultura, Prof. Dr. José Roberto Sadek
Na tarde de ontem, 13/12, realizamos uma reunião ordinária da Comissão de Educação e Cultura com o intuito de dar andamento à oitiva do secretário estadual da Cultura, Prof. Dr. José Roberto Sadek. Por meio da reunião, o secretário está prestando contas de sua gestão.
Primeiramente, o secretário esclareceu sobre os percentuais orçamentários destinados a cada ação da Secretaria da Cultura. “A pasta é pequena, mas os programas e atividades são variados”, disse ao explicar que o maior percentual orçamentário da pasta, 33,6%, é destinado para as atividades de formação, como fábricas de cultura e o Projeto Guri, embora essa área não seja a de maior visibilidade, a exemplo dos museus, que têm 16,7% do orçamento. Por conta da crise econômica, houve redução dos repasses previstos à secretaria no Orçamento estadual 2017 - em vias de ser aprovado pela Alesp. “Não há nenhum programa da secretaria que não tenha tido de enxugar seu orçamento, houve cortes para todos, com exceção à do Programa de Ação Cultural (ProAC), que teve aumento”, frisou Sadek. O secretário divulgou a plataforma colaborativa SP Estado da Cultura, uma “ferramenta de mapeamento que facilita a divulgação e a transparência das iniciativas culturais que acontecem no território paulista”. Ela permite não só o acesso às informações sobre eventos, programas e agentes culturais, como também permite que eventos sejam cadastrados pelos usuários. Pode ser acessada pelo link estadodacultura.sp.gov.br. Sadek falou sobre alguns dos museus mantidos pelo governo do Estado, recomendando a todos que visitem suas exposições: Diversidade Sexual, Afro Brasil, Índia Vanuíre (este em Tupã), da Imagem e do Som, e Pinacoteca, que possui a maior coleção de arte brasileira no país. Esses museus, incluindo o da Imigração e o da Resistência, entre outros, se integraram, entre os dias 5 e 11/12, na ação “#Sonhar o Mundo”, abordando temas relacionados aos Direitos Humanos. O secretário ainda comentou o recente anúncio da Aliança Solidária, uma parceria com a iniciativa privada que permitirá a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, que deve ficar pronto no primeiro semestre de 2019, ao custo de R$ 65 milhões. Sobre as oficinas culturais, o secretário explicou que elas não estão fechando. Há a ideia de estabelecer parceria com as prefeituras, que assumiriam parte das ações, notadamente a administração predial. A intenção da secretaria é até incluir oficinas profissionalizantes, como curso de web design. Sobre o Sistema Estadual de Cultura, Sadek informou que houve impasses jurídicos, mas que a proposta está atualmente na Casa Civil, para posterior envio à Alesp. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário