quarta-feira, 23 de novembro de 2016

RECONHECIMENTO AOS PRODUTORES RURAIS


Welson Gasparini

O governador Geraldo Alckmin, em pronunciamento durante a Conferência Internacional da DATAGRO afirmou, com orgulho: “o Estado de São Paulo é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e álcool”. Mas, mais do que o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e álcool – ele poderia ter acrescentado - “o Estado de São Paulo é, também, um campeão no uso da mais avançada tecnologia agrícola...”
Realmente a energia limpa - originada da cana-de-açúcar - é uma energia verde superimportante do ponto de vista social porque gera muitos empregos e do ponto de vista econômico porque gera renda, promovendo o desenvolvimento das regiões onde é cultivada.
Vale, ainda, ressaltar sua importância ambiental com a redução da emissão de gases e diminuição do efeito estufa.
Em sua declaração, Alckmin destacou, também, a importância do veículo movido a hidrogênio porque o hidrogênio vem do etanol e o etanol possui o dobro do hidrogênio por carbono do que a gasolina, qualificando-o de “um fator estratégico para o país”.
É importante o governo federal também entender que deve estimular e proteger o setor de cana-de-açúcar e álcool no sentido de não apenas São Paulo, mas todo o Brasil, ampliarem cada vez mais investimentos nesse segmento de modo a garantir um desenvolvimento harmônico do país como um todo, dando novos rumos ao nosso progresso econômico, social e ambiental. Afinal, não se pode deixar de lembrar um dado, acredito, essencial: as reservas de petróleo, no Brasil e no mundo, são finitas; já o etanol, pela sua própria característica de provir de culturas agrícolas renováveis, é infinito enquanto fonte energética.
Para alguns políticos – por motivações, quase sempre, ideológicas – os produtores não são vistos como progressistas e, mesmo, fundamentais na busca de uma economia dinâmica, harmônica e compatível com a defesa e a preservação do meio ambiente; ninguém tem mais interesse em preservar a natureza, acredito, do que o produtor rural porque, afinal, dela depende para sua própria subsistência.
Vale muito, até mesmo como lição a esses políticos mal informados, o pronunciamento do governador Geraldo Alckmin atestando orgulho e reconhecimento aos produtores rurais que no seu dia a dia, de sol a sol, investem e trabalham na produção da cana-de-açúcar; são eles, afinal, os responsáveis tanto pelo desenvolvimento econômico da Nação quanto pela defesa e preservação do meio ambiente. O agricultor brasileiro, por sinal, depende muito pouco das ações ou omissões dos governantes; depende, muito mais, das condições climáticas embora se ressinta, claro, da falta de uma infraestrutura de logística e transportes que lhe permita armazenar e escoar sua produção.
Ainda assim, como o sertanejo na célebre descrição de Euclides da Cunha, o agricultor brasileiro é um “forte”; sabe, portanto, enfrentar as intempéries do tempo e da própria vida sem jamais se vergar ou esmorecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário