quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A VOZ DAS URNAS


Welson Gasparini

Domingo, em todas as cidades e capitais brasileiras (exceção de Brasília), milhões de pessoas deixaram a comodidade de seus lares para, não raro, enfrentando filas e, até, dificuldades de locomoção, exercer o mais sagrado dos direitos conferidos pelo regime democrático: o de votar. Esses brasileiros votaram e deixaram, claro, um recado: o país não aceita mais conviver com a corrupção. Prova-o o fato do PT ter perdido quase 400 das prefeituras conquistadas em 2012 e só ter elegido um único prefeito de capital em Rio Branco, no Acre. Em Recife haverá segundo turno e o candidato do PSB só não foi reeleito – enfrentando o ex-prefeito petista João Paulo – por uma diferença de 0,66% dos votos.
Já em São Paulo – comprovando a excelente aceitação do PSDB pelo eleitorado paulista – o candidato João Dória venceu, em primeiro turno, a corrida pela prefeitura de São Paulo com 52,40% dos votos válidos. Nas capitais, o PSDB – além da eleição de Dória também elegeu Firmino Filho em Teresina e vai disputar, no segundo turno, em mais oito. Também aumentou a quantidade dos vereadores eleitos pelo PSDB: elegeu 5155 em 2012 e, agora, 5355. O PT despencou de 5067 para 2795 e caiu do terceiro lugar (atrás, então, do PMDB e do PSDB) para o 10º. Nas capitais, o PSDB lidera com a eleição de 64 vereadores seguido pelo PMDB com 57, o PSB com 49 e o PDT com 40. O PT tem 84 e em 2017 terá apenas 39.
Em Ribeirão Preto e em Franca, o PSDB disputará com vantagem inicial o segundo turno (tanto Nogueira quanto Sidiney Franco da Rocha largam na frente); Cravinhos, Sertãozinho, Brodowski, Serrana, Guará, Ituverava, Pedregulho e Patrocínio Paulista elegeram prefeitos tucanos. Todos os vereadores do PSDB em Ribeirão Preto (numa constatação de que tiveram o seu trabalho aprovado pelo eleitor) foram reeleitos: Bertinho Scandiuzzi, Gláucia Berenice e Maurício Gasparini continuarão, assim, na legislatura a ser iniciada no próximo dia 1º de janeiro. Terão prefeitos tucanos, eleitos já no primeiro turno, também as cidades de Santos e São José dos Campos; em Santo André e em São Bernardo do Campo, no grande ABC, o PSDB sai na frente na disputa do segundo turno.
É um novo Brasil que está nascendo tendo como líder natural o governador Geraldo Alckmin – sem qualquer dúvida o grande vitorioso da eleição de domingo. Sob seu comando o PSDB conquistou a maior prefeitura do país – até agora em poder do PT – e já o coloca como o grande nome do partido para a disputa da presidência da República em 2018.
Evidentemente num processo de depuração política algumas injustiças acabam sendo cometidas e nem sempre são reparáveis: ainda assim, é um preço a ser pago para o próprio aperfeiçoamento da democracia.
As urnas, de qualquer forma, falaram; cabe à classe política, agora, escutá-las e atendê-las naquilo que, essencialmente, clamam: um país mais justo, mais próspero e, acima de tudo, mais honesto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário