segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A VERDADE VENCEU A MENTIRA...


Welson Gasparini

Perder e ganhar faz parte da política; faz parte, também, da vida. A questão, entretanto, não é simplesmente ganhar ou perder, mas, acima de tudo, saber ganhar e saber perder.
Na minha vida pública disputei muitas eleições; perdi algumas, ganhei outras, mas nunca perdi a compostura e sempre soube respeitar meus adversários tratando-os, invariavelmente, como adversários e, jamais, como inimigos.
Em Ribeirão Preto a vitória de Duarte Nogueira, a quem apoiei desde o primeiro momento, foi, sobretudo, a vitória da verdade sobre a mentira; mal orientado, talvez, pelo seu marqueteiro, o candidato adversário se esqueceu de usar os horários de rádio e tevê para falar de seus projetos centrando-os em acusações, lamentavelmente, vazias.
Conforme costuma dizer Nogueira – parafraseando o falecido governador Mário Covas – o eleitor sempre acerta quando dispõe das informações corretas. E isto ficou comprovado não apenas em Ribeirão Preto como na própria região do ABCD onde o PSDB do governador Geraldo Alckmin conquistou, neste segundo turno, 11 das principais prefeituras em disputa (entre tais Santo André e São Bernardo do Campo), após ter conquistado São Caetano no primeiro turno. Em Osasco, Guarulhos, Diadema e Mauá ganharam candidatos de partidos aliados ao governador como o PSB (em Guarulhos e em Mauá), o PTN (em Osasco) e o PV (em Diadema).
Antes do início das apurações, domingo ainda, ao lado do meu filho, o vereador Maurício Gasparini, participei da programação especial da “79” e da “TV Thathi” quando, entrevistado por José Fernando Chiavenato e Wilson Rocha, não consegui ocultar minha emoção por ver Ribeirão Preto, após os equívocos dos últimos 8 anos, retomando o caminho correto rumo ao desenvolvimento pleno. Sei, por experiência própria, que não vai ser fácil colocar a casa em ordem e recuperar a credibilidade da própria administração municipal; também não será impossível. Basta, apenas, agir com pulso firme e manter, inalterados, o idealismo, a capacidade, a honestidade e a coragem que o levaram a tão expressiva vitória.       
Enfim, as urnas deram o seu recado e mostraram, de um lado, o repúdio da população brasileira ao PT e aos seus principais aliados (notadamente o PC do B); de outro, o fortalecimento do PSDB que se firmou como o principal partido brasileiro e, sobretudo, do governador Geraldo Alckmin.
Nogueira venceu – ao lado do promotor público Carlos Cezar Barbosa, este debutando competentemente na política porque soube transmitir uma mensagem positiva contrapondo, invariavelmente, a verdade às mentiras difundidas pelos seus adversários.
Em seu primeiro pronunciamento, como candidato eleito, Nogueira manifestou gratidão a quantos o ajudaram, voluntariamente, na campanha (não teve cabos eleitorais pagos) e reverenciou os “valores e princípios” que recebeu de seu pai, o saudoso prefeito Duarte Nogueira e da sua mãe, a tão querida Nairzinha.
Ribeirão Preto, tenho certeza, a partir do dia 1º de janeiro de 2017, novamente estará em boas mãos...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário