terça-feira, 9 de agosto de 2016

VISITANDO A FESTA DO SENHOR BOM JESUS DA LAPA

Com muita satisfação, estive em Jardinópolis, no último sábado, 05/08, acompanhado pelo meu filho, vereador Maurício Gasparini, para participar da Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa. Foram momentos de muita paz e reflexão, onde encontramos amigos de Jardinópolis, Ribeirão Preto e cidades da região.
Neste ano, a celebração comemorou sua 103ª edição, com a realização de novenas, missas, recitação de terço e procissões, além de quermesse, parque de diversões e música ao vivo. Toda a renda arrecadada durante a festa é destinada a melhorias do espaço do Santuário, construído no município no ano de 1919.
A tradição da festa nasceu em 1913, ano em que Juventina Maria do Nascimento, mais conhecida como Pequena do Nascimento, chegou a Jardinópolis. Natural de Condeúba (BA), Pequena peregrinava pelo Brasil carregando uma imagem do Senhor Bom Jesus da Lapa em busca de um milagre, uma vez que havia ficado completamente cega após levar um tiro na testa. Pequena então fez a promessa de levar a imagem consigo e instalar-se no município onde conseguisse recuperar a visão.
Ao ter o milagre concedido em Jardinópolis, Pequena passou a morar na cidade. Naquele ano, organizou uma novena entre os dias 28 de julho e 5 de agosto em agradecimento à recuperação da visão. Em 1919, ergueu uma capela em homenagem a Senhor Bom Jesus da Lapa - mesmo local onde se encontra o santuário atualmente. A imagem que a devota carregava consigo continua na capela até os dias de hoje.
Pequena do Nascimento morreu no dia 17 de setembro de 1950, foi sepultada no Cemitério Municipal de Jardinópolis. No dia 28 de julho de 2014, os restos mortais da devota foram transferidos do local até uma sepultura construída na Capela Nossa Senhora da Boa Morte, no recinto da Lapa.


Eu e meu filho com a dona Maria Aparecida Polia

Meu filho Maurício e a querida Kelly Cristina de Andrade

Nós com as amigas de Brodowski: Beatriz Faria Fortunato e Aparecida Malagutti

Aqui, com parte da família Lorencini


Nenhum comentário:

Postar um comentário