terça-feira, 27 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA, NOVEMBRO AZUL; FUNDAMENTAL É PREVENIR!


Welson Gasparini

O bem supremo de qualquer ser humano, sem a mínima dúvida, é a saúde; tê-la chega a ser uma graça divina; mantê-la, uma obrigação de qualquer um de nós. A medicina, felizmente, evoluiu o suficiente para ensejar a prevenção de doenças que podem ser evitadas a partir de cuidados simples, mas essenciais.
Entre esses cuidados podemos apontar o "Teste do Pezinho" (feito 48 horas após o nascimento) - obrigatório e gratuito no SUS - quando o sangue do bebê é colhido a partir de um furinho possibilitando a detecção de doenças genéticas que podem se manifestar na criança no futuro, permitindo o tratamento antes que os sintomas apareçam e se tornem irreversíveis.
Também ganha relevo, nessa prevenção, o “Teste da Linguinha” que, através de lei municipal proposta pelo meu filho, vereador Maurício Gasparini, deve ser realizado GRATUITAMENTE em todos os recém-nascidos nas maternidades públicas e privadas de Ribeirão Preto. Trata-se de um exame realizado em bebês, recém-nascidos, com o objetivo de detectar se existe alteração na membrana ligando a parte inferior da língua ao assoalho (ou base) da boca; caso seja constatada a "língua presa", um pequeno corte na membrana é feito. A realização do “Teste da Linguinha” é de extrema importância para o desenvolvimento infantil e precisa ser feito nos primeiros dias do bebê para detectar eventuais problemas na amamentação e no desenvolvimento da fala. Como o bebê ainda não tem o corpo formado, uma correção na boca, ainda nos primeiros dias de vida, será absorvida naturalmente. O exame é simples e rápido. Enquanto o bebê está mamando, o fonoaudiólogo ou outro profissional de saúde capacitado faz a avaliação anatômica e da força de sucção, além de análise dos batimentos cardíacos, da respiração e da saturação do oxigênio.
Outros exames preventivos, igualmente, são fundamentais daí a ocorrência de eventos como o “Outubro Rosa”, voltado para a prevenção do câncer de mama e agora, na sequência, do “Novembro Azul” visando a detecção precoce do câncer da próstata.
Prevenir, conforme recomenda a sabedoria popular, é muito melhor do que remediar mais ainda quando, sabidamente, certas doenças, uma vez instaladas no organismo, são irremediáveis. Para que, pois, nos submetermos a riscos desnecessários quando podemos evitá-los mediante simples e objetiva prevenção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário