segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O BRASIL PRECISA DA VERDADE!


Welson Gasparini

Em artigos e pronunciamentos eu tenho focalizado a necessidade de mudanças profundas nas ações e no comportamento dos nossos dirigentes, sejam eles municipais, estaduais ou federais. O Brasil, insisto sempre, não aceita mais conviver com as mentiras que lhe foram impostas nos últimos anos; algumas delas, de tão repetidas, quase até se transformaram em verdades!
São mentiras, lamentavelmente, implementadas já durante a campanha eleitoral quando os candidatos, embarcando no mundo da fantasia, dão a entender serem possuidores de formulas mágicas capazes de solucionar todos os problemas sociais e econômicos das suas cidades, dos seus estados e do nosso país. Acenam com a criação de empregos, valorização salarial dos funcionários públicos e dos trabalhadores em geral, vagas escolares para todos e em todos os níveis, saúde total e muito mais como se possuíssem uma varinha de condão apta a transformar problemas em soluções.
As mentiras começam a ser desmascaradas já quando, empossados, se veem diante da realidade ocultada durante o período eleitoral. Começam então – e este filme está sendo repetido pelo governo federal desde o último dia 1º de janeiro – a pedir paciência e sacrifícios à população; aumentam tributos, oneram os mais pobres e, ainda, revogam ou reduzem direitos trabalhistas.  O desemprego, eis outro dado triste, se alastra e, agravando ainda mais esse cenário, as placas de “aluga-se” ou “vende-se’ espalham-se por todas as partes.
O Brasil precisa conhecer a verdade e a verdade é um governo que gasta mais do que arrecada e promete mais do que pode cumprir como resultado de uma máquina estatal aparelhada partidariamente, inchada e ineficiente.
Infelizmente, apenas boas intenções não bastam; de bem intencionados, conforme dito popular, o inferno está cheio. É preciso, sim, ação e ação concreta; de investimentos direcionados a setores capazes de responder, eficientemente, com a geração de empregos e, sobretudo, de renda. Não podemos continuar assistindo, por exemplo, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) direcionando recursos do povo brasileiro para construções em Cuba, Venezuela ou na África quando faltam recursos para obras infraestruturais básicas em nosso próprio país.
Algumas carências não podem persistir, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação (e o “slogan” da presidente Dilma de “Pátria Educadora” acabou virando piada diante da redução das verbas destinadas aos programas educacionais do próprio governo federal); o aposentado não pode continuar tendo sua renda defasada ano a ano e os doentes não podem continuar morrendo à espera de vagas hospitalares.
O Brasil da verdade não pode conviver com o Brasil da mentira mesmo porque mentira tem perna curta e - mais dias, menos dias -  a verdade acaba se revelando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário