sexta-feira, 26 de junho de 2015

26 DE JUNHO: DIA NACIONAL DO DIABETES


O dia 26 de junho é considerado o Dia Nacional do Diabetes; infelizmente, é fácil conhecer alguém que sofre ou tem na família um parente com diabetes. Somente no Brasil, estima-se que 7,6% da população urbana, entre 20 e 69 anos, é acometida pela doença. Isso corresponde a cerca de 14 milhões de pessoas convivendo com o mal no país, o quarto no ranking mundial do diabetes. Um simples exame de sangue pode acusar o diabetes; caso haja elevação da glicose, exames adicionais são realizados para confirmar o diagnóstico.
É recomendável que todos os adultos maiores de 45 anos tenham a glicose de jejum aferida assim como os abaixo desta faixa enquadrados em algum fator de rico como, por exemplo, parente de primeiro grau com diabetes, obesidade, hipertensão, aumento do colesterol, ovários policísticos e sedentarismo.
É possível evita-la através da prevenção contra os fatores de risco, sendo importante manter hábitos de vida saudáveis, praticar atividade física regularmente, aumentar o consumo de fibras na alimentação, reduzir o consumo de sal e gorduras, e controlar o peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário