sexta-feira, 27 de março de 2015

EM BUSCA DA IDADE NOVA

Eu e Guilherme Ramalho Arduini

Em meu gabinete, na Alesp, recebi a visita de Guilherme Ramalho Arduini, Dr. em Sociologia, que veio me presentear com um exemplar do seu novo livro: “EM BUSCA DA IDADE NOVA – Alceu Amoroso Lima e os Projetos Católicos de Organização Social (1928-1945)” e, também, me convidar para o lançamento dessa obra no próximo dia 15 de abril, das 18 às 20h30, na Livraria João Alexandre Barbosa – Complexo Brasiliana/USP em São Paulo. Como fã que sou de Alceu Amoroso Lima (de pujante presença intelectual durante décadas sob o pseudônimo de “Tristão de Athayde”) interessei-me bastante pelo enfoque dado pelo autor ao reconstituir a gênese da ação pública desse pensador católico entre as décadas de 1930 e 1940, trazendo uma relevante contribuição ao conhecimento do seu incomparável legado. Fugindo do biografismo, Arduini toma o protagonista como ponto de onde partem os fios das suas relações históricas, mostrando Amoroso Lima (falecido em 1983) como o líder de uma corrente da qual resultaram a criação dos círculos operários, da Confederação Nacional dos Operários Católicos e uma atuação consistente nas constituintes de 1934 e 1946.
Parabenizei o autor (que, por sinal, também integra os quadros funcionais da ALESP), agradeci a gentileza do seu gesto e desejei-lhe total sucesso nesse seu empreendimento literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário