quinta-feira, 13 de novembro de 2014

RIBEIRÃO PERDE UMA DE SUAS REFERÊNCIAS – O EX-VEREADOR JOSÉ VELLONI

Ribeirão Preto perdeu, nesta quinta-feira, 13, com a morte do ex-vereador José Velloni, nascido nesta cidade em 20 de setembro de 1920, uma das suas referências como homem público. Durante mais de 30 anos, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Velloni marcou sua passagem pela dedicação e seriedade como exerceu os seus sucessivos mandatos. Era, a exemplo do também ex-vereador José Delibo, funcionário da Cia. Antarctica Paulista e dirigente sindical, integrando a poderosa “bancada” da Vila Tibério (ao lado de Horácio Arantes Silva, José Mortari, Guilherme Giro, Olimpio Rossi, Mario Spanó, Arthur Franklin de Almeida e o próprio Delibo). Foi candidato a prefeito e formou, com a falecida esposa Emília, uma família das mais respeitadas, sendo pai do ex-vereador Valério, do artista plástico Wagner Dante, do médico Victor, do advogado Valter Velloni (já falecido e que foi meu secretário da Fazenda), da professora Maria Cecília e do engenheiro eletrônico Valdir. Além de político competente, também foi um ator cinematográfico de escol, atuando em 13 filmes nacionais, 9 deles com Mazzaroppi, considerado o Chaplin brasileiro por sua habilidade em dirigir, atuar e criar os próprios cenários. Velloni, por sinal, tinha uma aparência peculiar: alto, magro e dono de um bigode marcante e costeletas suíças. Seu último trabalho foi no filme "Conflito em San Diego", um faroeste caboclo de 1982; com Mazzaroppi foi no “O Jeca e o Capeta”, onde interpretou o dono de um bar.
Neste momento de dor, transmito à família Velloni minhas mais sinceras condolências; perdi, acima de tudo, com sua morte, um amigo com o qual convivi – desde quando fui eleito vereador de Ribeirão Preto em 1958 – durante os últimos 57 anos.
Conforme depoimento que prestei à revista REVIDE “José Velloni foi, na história recente de Ribeirão Preto, uma figura muito importante nos campos político e administrativo. Vereador atuante, eleito sucessivamente em oito mandatos, nunca deixava de levar às autoridades as justas reivindicações da comunidade. Ribeirão perde, com sua morte, um ilustre cidadão; eu, perdi um grande amigo”.

Família Velloni

Parte superior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário