segunda-feira, 24 de novembro de 2014

50 ANOS DO MOVIMENTO BUDISTA BSGI, EM RIBEIRÃO PRETO

Com muita satisfação participei, no último sábado, 22, atendendo convite de Ricardo S. S. Suzuki (e de sua esposa Joana), responsáveis por essa entidade em Ribeirão Preto, da Convenção Cultural Comemorativa ao Cinquentenário da BSGI (Associação Brasil Soka Gakkai Internacional), nesta região.  Tive oportunidade de entregar-lhe – em ato que contou com a participação de Celso Rama (vice-presidente nacional da BSGI), da ex-primeira dama Mariana Jábali e do vereador Bertinho Scandiuzzi - cópia de requerimento que apresentei na ALESP cumprimentando a comunidade ribeirão-pretana pela efeméride.
Soka Gakkai Internacional é a designação de um movimento budista composto por aproximadamente treze milhões de pessoas no mundo inteiro, tendo como base o pensamento do monge japonês Nitiren (1222-1282). O budismo de Nitiren Daishonin tem, como prática principal, o Daimoku, que consiste na recitação do mantra "Nam-Myoho-Rengue-Kyo" e, como livro fundamental, o Sutra do Lótus. Após um processo de desenvolvimento que remonta aos anos 1930, foi fundada, em 1975, na ilha de Guam, por Daisaku Ikeda, a "Liga Budista Internacional", posteriormente renomeada "Soka Gakkai Internacional". Em outubro de 1981, a Soka Gakkai Internacional foi oficializada como organização não governamental de posição consultiva no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e no Departamento de Informações Públicas. Em maio de 1983, foi registrada como uma organização não governamental no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e, em 1989, integrou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. É também entidade membro da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas. A história da Soka Gakkai é repleta de desafios e triunfos e foi construída sob a liderança de seus três primeiros presidentes, considerados pelos membros desta organização como os eternos mestres do Kossen-rufu: Tsunessaburo Makiguti, Jossei Toda e Daisaku Ikeda.
A BSGI tem uma base de estrutura descentralizada; a menor fração da organização é o bloco, um conjunto de dois ou mais blocos geram uma comunidade, um conjunto de comunidades, um distrito, um conjunto de distritos, uma regional ou área, um conjunto de regionais ou áreas, uma região metropolitana ou RM, um conjunto de RM, uma subcoordenadoria. Subcoordenadorias formam uma coordenadoria. Atualmente, a BSGI tem quatro coordenadorias, a saber: CCSP (Coordenadoria da Cidade de São Paulo) - abrange a cidade de São Paulo; CMSP (Coordenadoria dos Municípios de São Paulo) - abrange a Mesorregião Metropolitana de São Paulo, Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista, Mesorregião do Litoral Sul Paulista, Mesorregião Macro Metropolitana Paulista, Mesorregião de Campinas, Mesorregião de Piracicaba e Mesorregião de Itapetininga; CRJ (Coordenadoria do Rio de Janeiro) - abrange o estado do Rio de Janeiro; CRE (Coordenadoria das Regiões Estaduais) - cobre as demais mesorregiões do Estado de São Paulo e os demais estados do Brasil.
Além destes existem os Centros Culturais do Rio de Janeiro, Norte do Paraná (em Londrina), Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Mogi das Cruzes, Angra dos Reis, Brasília, Pará, São José dos Campos e Campinas e os Centros Culturais Regionais da CCSP Norte e Sul, localizados nos bairros de Santana e Jabaquara.
história da BSGI em Ribeirão Preto (organização voltada para a paz e o respeito humano) iniciou-se em 1964 com algumas famílias de imigrantes japoneses da Colônia Mombuca, no município de Guatapará, desejosas de transmitir a filosofia budista para os brasileiros; atualmente, conta com mais de 5 mil associados nesta região - em 2001 foi inaugurado o Centro Cultural, palco das comemorações do último sábado, na rua Benjamin Constant, 70, no bairro Campos Elíseos.  

Convenção Cultural Comemorativa ao Cinquentenário da BSGI 

Convenção Cultural Comemorativa ao Cinquentenário da BSGI 

Convenção Cultural Comemorativa ao Cinquentenário da BSGI 

O vereador Bertinho Scandiuzzi, Pitágoras Silva, Ricardo S. S. Suzuki, eu, Joana Suzuki e Mariana Jábali

Convenção Cultural Comemorativa ao Cinquentenário da BSGI 

Com Ricardo S. S. Suzuki e o vereador Bertinho Scandiuzzi

Convenção Cultural Comemorativa ao Cinquentenário da BSGI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário