domingo, 22 de dezembro de 2013

Os 60 anos da rádio Ribeirão Preto

     Este 22 de dezembro é um dia muito especial para o rádio brasileiro porque marca o 60º aniversário de uma emissora desde o nascimento identificada com nossa querida cidade: a Rádio Ribeirão Preto Ltda.
     Concedida pelo Governo Federal a um grupo de cidadãos pertencentes ao PTB pelo então Presidente da República Getúlio Dornelles Vargas quando existia, nesta cidade, apenas a PRA-7 (atual rádio Clube); ela foi ao ar, pela primeira vez, em 22 de dezembro de 1953 e passou a ser uma voz potente da própria comunidade, dando oportunidade de expressão a variados setores da sociedade. Tempos depois, comerciantes pertencentes à ACI - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto - compraram as cotas dos membros da diretoria da 79, que passou a ser conhecida pelo seu prefixo ZYR-79, nas ondas médias e ZYR - 92 nas ondas tropicais, canais livres internacionais.
    Posteriormente os funcionários da emissora foram convidados a comprar as ações da emissora e a assumir sua direção, entre tais eu, o Antonio Carlos Morandini, o Octávio Souza Silveira, o Miguel Liporassi, o Jader Simonelli, o Carlos Orlandi e os saudosos Jovino Campos e José Wilson Toni. Atualmente, a emissora integra o Sistema Thathi de Comunicações, pertencente ao empresário Chaim Zaher, tendo como diretor geral Rogério Dib e como coordenador de jornalismo Nato Campos.
     É sempre com emoção que eu ouço e acompanho a “79” pois ela me abriu as portas para o rádio e para a própria vida pública; deu-me condições de identificar-me com as aspirações ribeirãopretanas, de desenvolver e expor minhas ideias; de dar voz aos meus ideais.

     A “79”, assim como Ribeirão Preto e nossa gente, é parte indissolúvel da minha vida!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário