segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Em recente discurso na ALESP eu relembrei os meus tempos do rádio e aproveitei para expor, mais uma vez, o clamor da nossa população pela criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Tive a honra de, durante muitos anos, exercer a profissão de radialista e, ainda na noite do último dia 24, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, houve uma homenagem pelos 60 anos da emissora Rádio Ribeirão Preto, ZYR79, emissora na qual tive oportunidade de trabalhar durante muitos anos.

Quando me mudei para Ribeirão Preto, procedente de Batatais aos 18 anos de idade, vim para estudar, mas também precisava de um emprego para poder sustentar meu estudo. Quando voltei da escola, no quinto dia de aula, minha mãe, que ouvia o rádio, falou: “estão anunciando um concurso para locutores; vá até lá, quem sabe você já arruma um emprego?”

Fui, me inscrevi e tive a honra de ser classificado em primeiro lugar, ali desenvolvendo, nos anos seguintes, a minha carreira de radialista; primeiro como locutor e, depois, como repórter, apresentador de programas de estúdio e animador de programa de auditório. Enfim, desenvolvi uma série de atividades, inclusive apresentando programas diários de entretenimento.

Depois, fui eleito vereador, prefeito e deputado. Nos intervalos entre um mandato e outro, voltava para o rádio. Com o tempo, ficou mais difícil o exercício da profissão de radialista e, aos poucos, fui me ausentando mas conservo, até hoje, um orgulho muito grande por ter sido radialista...

Mudando de assunto gostaria de fazer um apelo ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para atender aos reclamos da região de Ribeirão Preto decidindo, com urgência, sobre a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto devido a importância de um planejamento e desenvolvimento regional e integrado. A região metropolitana participará desse processo de desenvolvimento principalmente porque leis irão determinar como se dará esse processo.

Sabemos que um processo moderno de urbanização não pode ser feito isoladamente por uma cidade, principalmente porque as cidades se inter-relacionam muito hoje em dia. Há pouco eu participava de um programa de televisão no qual era discutida justamente a chamada mobilidade urbana.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, temos a questão do trânsito: as pessoas enfrentam grandes dificuldades para ir aos seus locais de serviço; às vezes demoram mais de uma hora para chegar ao local de trabalho e, depois, mais de uma hora para retornar aos seus lares.

É importante as cidades adotarem um bom projeto de desenvolvimento urbano. Para tanto, são fundamentais as regiões metropolitanas. Os estudos para instalação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto estão bem avançados na área do Governo do Estado. Falta apenas a palavra conclusiva do governador: “quero a instalação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto”.

Os documentos já estão prontos na respectiva secretaria. Tive acesso a eles e falta apenas a decisão administrativa para haver sequência. É o apelo que faço neste instante. Queremos o desenvolvimento harmônico da região de Ribeirão Preto e este é um momento decisivo.


A minha cidade, Ribeirão Preto, está chegando a quase 650 mil habitantes. Os municípios da região também crescem e precisam de planejamento integrado. Eles querem a região metropolitana! Como essa conquista depende apenas da palavra e da decisão do governador, tenho certeza de que ela será dada o mais breve possível e virá no sentido de autorizar a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário